Promoção e educação em saúde de idosos / Health promotion and education for the elderly

Authors

  • Lidiane Bernardes Faria Vilela Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Deusmaura Vieira Leão
  • Rodrigo Francisco Borges Lourenço
  • Carolina Merida
  • Vanessa Renata Molinero de Paula
  • Indiamara Marasca
  • Gizela Pedrazzoli Pereira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-553

Keywords:

Alimentação. Bem-Estar. Envelhecimento.

Abstract

O processo de envelhecimento é um processo natural, não patológico, que pode ser encarado de forma mais leve através de um estilo de vida mais ativo e com mudança de hábitos de vida, como alimentação saudável, prática de atividade física e abandono de vícios. Os distúrbios nutricionais e a falta de estabilidade e flexibilidade são questões multifatoriais que podem ser decorrentes de processos fisiológicos ou patológicos. Dessa forma, o conceito de saúde está relacionado ao bem-estar social, abrangendo o estado de saúde e hábitos de vida.  O objetivo deste projeto é a realização de ações de promoção à saúde e prevenção de doenças com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos idosos, através de atividades educativas, atenção nutricional e clínica, estimulo a horta orgânica própria para melhor alimentação e a realização de exercícios através da cinesioterapia e modificações ergonômicas com o objetivo de melhorar força, equilíbrio, coordenação e postura. Os resultados obtidos foram bastante positivos, visto que em todas as etapas do programa houve adesão por parte dos participantes, que além das atividades em grupo promover socialização, estimula hábitos de vida saudáveis e melhora autoestima e autonomia. Intervenções educativas e de promoção de saúde nessa faixa etária são bastante benéficas para a população, que adquire um estilo de vida mais saudável e reduz os fatores de risco para desenvolver comorbidades. Os idosos necessitam de uma atenção e abordagem integral para que seus princípios não sejam esquecidos e sua velhice seja encarada de forma mais leve e feliz. Desta forma, uma formação acadêmica voltada para o cuidado à saúde do idoso se faz necessário, no intuito de promover um envelhecimento saudável.

References

REFERÊNCIAS

CALDAS, C. P.; VERAS, R. P.; MOTTA, L. B.; LIMA, K. C.; KISSE, C. B. S.; TROCADO, C. V. M.; GUERRA, A. C. L. C. Rastreamento do risco de perda funcional: uma estratégia fundamental para a organização da Rede de Atenção ao Idoso. Ciência & Saúde Coletiva, 18(12):3495-3506, 2013.

CRIBB, S. L. S. P. Contribuições da educação ambiental e horta escolar na promoção de melhorias ao ensino, à saúde e ao ambiente. REMPEC - Ensino, Saúde e Ambiente, v.3 n 1 p. 42-60 Abril 2010.

GONÇALVES, C. A.; MONTERO, G. A.; FREITAS, N. A. B. A importância da cinesioterapia no equilíbrio do idoso. Revista discente da UNIABEU, v. 4, n. 8, dez. 2016.

GUEDES, A. C. B.; GAMA, C. R.; TIUSSI, A. C. R. Avaliação nutricional subjetiva do idoso. Com. Ciências Saúde. 2008;19(4):377-384.

TAVARES, R. E.; JESUS, M. C. P.; MACHADO, D. R.; BRAGA, V. A. S.; TOCANTINS, F. R.; MERIGHI, M. A. B. Envelhecimento saudável na perspectiva de idosos. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., Rio de Janeiro, 2017; 20(6): 889-900.

VERAS, R. P; OLIVEIRA, M. Envelhecer no Brasil: a construção de um modelo de cuidado. Ciência & Saúde Coletiva, 23(6):1929-1936, 2018.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Envelhecimento ativo: uma política de saúde; tradução Suzana Gontijo. – Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2005. 60p.: il. Título original inglês: Active ageing: a policy framework. WHO/NMH/NPH/02.8 ISBN.

Published

2021-04-22

How to Cite

Vilela, L. B. F., Leão, D. V., Lourenço, R. F. B., Merida, C., de Paula, V. R. M., Marasca, I., & Pereira, G. P. (2021). Promoção e educação em saúde de idosos / Health promotion and education for the elderly. Brazilian Journal of Development, 7(4), 41438–41446. https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-553

Issue

Section

Original Papers