Para uma educação libertadora: a disciplina e (in) disciplina em questão / Towards a liberating education: discipline and (in)discipline in question

Authors

  • Evanileide Patrícia Lima Figueira Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Elianeth Dias Kanthack Hernandes

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-440

Keywords:

Disciplina, Indisciplina, Educação Infantil, Educação Libertadora

Abstract

Nesse trabalho, compreendemos que as questões disciplinares se fazem presentes em todas as etapas de ensino, inclusive na Educação Infantil, e que os distintos entendimentos sobre a disciplina e indisciplina presente nos âmbitos educacionais orientam as práticas educativas no enfrentamento à problemática, delineando o tipo de intervenção, de mediação e de relações estabelecidas junto as crianças, assim como a disciplina a ser almejada e constituída. Temos como pressuposto que a Educação Infantil, em função do atendimento às crianças pequenas, é revestida por particularidades condizentes com a especificidade dos sujeitos que a compõe, e que a educação como prática de liberdade é favorável as necessidades de desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Desse modo, assumimos como objetivo desse trabalho refletir sobre a relação estabelecida entre as diferentes concepções de disciplina e indisciplina e a educação libertadora a partir do referêncial teórico de Paulo Freire e demais autores, utilizando para isso uma pesquisa bibliográfica e exploratória. Os resultados demosntraram a relação estreita entre a disciplina como forma de controle e a educação para opressão, bem como, a da disciplina como instrumento de liberdade e a educação para libertação, colocando em evidência o papel determinante que tais percepções assumem na construção da relação pedagógica, que a depender da sua configuração, pode vir a favorecer a autonomia ou submissão.

References

AQUINO, J. G. et.al. Indisciplina na Escola. São Paulo: Summus. 1996.

ARAÚJO, U. F. de. Moralidade e indisciplina; uma leitura possível a partir do referencial piagetiano. In: AQUINO, J. G. (Org.) Indisciplina na escola: alternativas Teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996. p.103-115.

BARROS, A. J. P. de; LEHFELD, N. A. de. S. Fundamentos de Metodologia: um guia para iniciação cientifica. São Paulo: McGraw-Hill, 1986.

DEVRIES, R.; ZAN, B. A ética na educação infantil: o ambiente sócio-moral na escola. Porto Alegre: Artmed, 1998.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Tradução de Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1999.

FRANZOLOSO, M. R. A importância da Afetividade na compreensão da moralidade e da Indisciplina na Educação Infantil. In: Anais do VII Seminário Indisciplina na Educação Contemporânea, 2012, Curitiba. Curitiba: UTP. 313-325

FREIRE, P. Dialogando sobre disciplina com Paulo freire. In: Disciplina na Escola: Autoridade versus autoritarismo. São Paulo: EPU, 1989.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GUIMARÃES, A. Indisciplina e violência: ambiguidade dos conflitos na escola. In: AQUINO, J. G. (Org.) Indisciplina na escola: alternativas Teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996. pp. 73-82.

LA TAILLE, Y de. A indisciplina e o sentimento de vergonha. In: AQUINO, J. G. (Org.) Indisciplina na escola: alternativas Teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996. p. 09-24.

PASSOS, L.F. A indisciplina e o cotidiano escolar: novas abordagens, novos significados. In: In: AQUINO, J. G. (Org.) Indisciplina na escola: alternativas Teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996. pp. 117-127.

REGO, T. C. R. A indisciplina e o processo educativo: uma análise na perspectiva vygotskiana. In: AQUINO, J. G. (Org.) Indisciplina na escola: alternativas Teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996. pp. 83-101.

SÁTIRO, A. Brincar de pensar: com crianças de 3 a 4 anos. São Paulo: Ática, 2012. 159 p.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Indisciplina e disciplina escolar – fundamentos para o trabalho docente. São Paulo: Cortez, 2009.

VINHA, T. P. O educador e a moralidade infantil: uma visão construtivista. Campinas: Mercado de Letras. 2000. 623 p.

VINHA, T. P.; LICCIARDI, L. M. S. Os conflitos interpessoais na infância e o ambiente escolar. In: GARMS, G. M. Z; RODRIGUES, S. A. (Org.s). Temas e dilemas pedagógicos da educação infantil: desafios e caminhos. Campinas: Mercado de letras, 2012. pp. 173-211.

Published

2021-04-16

How to Cite

Figueira, E. P. L., & Hernandes, E. D. K. (2021). Para uma educação libertadora: a disciplina e (in) disciplina em questão / Towards a liberating education: discipline and (in)discipline in question. Brazilian Journal of Development, 7(4), 39791–39802. https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-440

Issue

Section

Original Papers