Contornando a dificuldade de aprendizado com histórias em quadrinhos: um relato de experiência de estágio em escolas públicas do curso de licenciatura / Bypassing the learning difficulties with comic books: a report of an internship experience in public schools of the undergraduate course

Authors

  • Áurea Valéria Pereira da Silva Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Max Robert Marinho
  • Toni Amorim de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-385

Keywords:

histórias em quadrinhos, estágio de licenciatura, alfabetização com ferramentas educacionais, informática na educação, Hagáquê.

Abstract

O presente artigo é um relato de experiência na prática da realização de estágio do curso de Licenciatura em Computação. O objetivo desse projeto é realizar a união do uso do computador como ferramenta para o ensino de português no 4º ano do fundamental, onde a formação do Licenciado em Computação pode ajudar na fase de amadurecimento da escrita e da leitura dos alunos. O trabalho foi executado em duas turmas do 4º ano de uma escola estadual, utilizando o software HagáQuê para que os alunos desenvolvessem histórias em quadrinhos a partir da sua interpretação pessoal sobre fábulas apresentadas em sala de aula.

 

 

References

Andrade, D., Carvalho, T., Silveira, J., Cavalheiro, S., Foss, L., Fleischmann, A. M., & Reiser, R. (2013). “Proposta de Atividades para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental”. Anais do XIX Workshop de Informática na Escola, v. 1, n. 1, p. 169-178.

Bergamasco, E. C., & Bergamasco, L. C. C. (2013). “A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Infantil: avanços e desafios”. Anais do XIX Workshop de Informática na Escola, v. 1, n. 1, p. 329-339.

Bezerra, L. N. M., & Silveira, I. F. (2011) “Licenciatura em Computação no Estado de São Paulo: uma Análise Contextualizada e um Estudo de Caso”. Anais do XIX Workshop sobre Ensino de Computação.

Dias, K. L., & Serrão, M. D. L. (2014) “A Linguagem Scratch no Ensino de Programação: Um Relato de Experiência com Alunos Iniciantes do Curso de Licenciatura em Computação”. Anais do XXII Workshop de Informática na Escola, v. 1, n. 1, p. 1475-1484.

Figueiredo, G., Nobre, I., & Passos, M. L. S. (2015). “Tecnologias computacionais na educação: Desafios na prática docente”. Anais do XXI Workshop de Informática na Escola, v. 1, n. 1, p. 127-136.

França, R. S., dos Santos Ferreira, V. A., de Almeida, L. C. F., & do Amaral, H. J. C (2014). “A disseminação do pensamento computacional na educação básica: lições aprendidas com experiências de licenciandos em computação”. Anais do XXII Workshop de Informática na Escola, n. 1, v. 1, p. 1505-1514.

Martins, N. C. (2017). “Alfabetizar letrando, através do software educativo “Hagáquê”, alunos do 3º ano do ensino fundamental da escola Bandeirante em Novo Repartimento”. Trabalho de Conclusão de Curso para o Curso de Licenciatura Plena em Computação pela UFRA.

Oliveira, M. L. S., de Souza, A. A., Barbosa, A. F., Barreiros, E. F. S. (2014) “Ensino de lógica de programação no ensino fundamental utilizando o Scratch: um relato de experiência”. Anais do XXII Workshop de Informática na Escola, v. 1, n. 1, p. 1525-1534.

Santana, S. J., & dos Santos, W. O. (2018). “Softwares Educacionais como Auxílio ao Processo de Alfabetização de Estudantes da Educação Infantil”. Anais XXIV do Workshop de Informática na Escola, v. 1, n. 1, p. 1-10.

Scaico, P. D., Corlett, E. F., Paiva, L. F., Raposo, E. H. S., & Alencar, Y. (2012). “Relato da Utilização de uma Metodologia de Trabalho para o Ensino de Ciência da Computação no Ensino Médio”. Anais do XVIII Workshop de Informática na Escola.

Torcate, A. S., De Farias, M. U. F., & Santos, H. R. M. (2017). “Relato de Experiência do PIBID: Promovendo o Ensino de Computação de forma interdisciplinar com Português no Ensino Fundamental”. Anais do XXIII Workshop de Informática na Escola, v. 23, v. 1, p. 313-322.

Vasconcelos, S. O. S., Marinho, E. S. (2017). “Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Computação: Perspectivas para Formação e Experimentação Docente”. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, v. 6, n. 1, p. 1-10.

Veiga, L. L. de A.; De Oliveira Cruz, F. A. (2017). “O analfabetismo e ações da educação de jovens e adultos pelo mundo: um panorama da realidade atual”. Anais do Congresso Interinstitucional Brasileiro de Educação Popular e do Campo – CIBEPoC, v. 1, n.1, p. 949-964.

Published

2021-04-15

How to Cite

da Silva, Áurea V. P., Marinho, M. R., & de Oliveira, T. A. (2021). Contornando a dificuldade de aprendizado com histórias em quadrinhos: um relato de experiência de estágio em escolas públicas do curso de licenciatura / Bypassing the learning difficulties with comic books: a report of an internship experience in public schools of the undergraduate course. Brazilian Journal of Development, 7(4), 38987–39000. https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-385

Issue

Section

Original Papers