Perspectiva de Kohlberg frente a formação moral de alunos da cidade de Fortaleza – O estudo de caso nos anos finais do fundamental / Kohlberg's perspective on the moral education of students in the city of Fortaleza - The case study in the final years of elementary school

Halisson Mota Cunha, Antônio Jansen Fernandes da Silva, Ronny Barroso Peixoto, Romilla Menezes Nascimento, Ana Carla Araújo de Lima

Abstract


Esta pesquisa buscou compreender o movimento da dimensão Ético-Moral no âmbito escolar, dialogando com Kohlberg, no contexto de uma escola municipal da cidade de Fortaleza. Partimos, para isso, com o estudo do desenvolvimento da moralidade, por meio dos dilemas morais, na perspectiva de Kohlberg (1992), onde buscamos identificar os níveis e estágio morais dos alunos nos anos finais do ensino fundamental. Utilizamos, metodologicamente, a abordagem qualitativa do tipo estudo de caso, aplicando o dilema moral de Heinz proposto por Kohlberg (1992), como ponto norteador para categorização do movimento moral dos alunos. A reflexão sobre esta temática implica uma articulação permanente com a dimensão pedagógica e axiológica da escola. E concluímos que a dimensão Ético-Moral se movimenta diante das diferentes experiências práticas que os sujeitos são submetidos e que o componente reflexivo é ponto fulcral para o amadurecimento social dos alunos.


Keywords


Escola, Dilemas Morais, Ética-Moral.

References


BIAGGIO, Ângela Maria Brasil. Lawrence Kohlberg: ética e educação moral. São Paulo: Moderna, 2002.

BOFF, Leonardo. Saber Cuidar. Ética do humano – compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes, 2000.

BORDIGNON, Nelson Antônio. Implicações dos Níveis de Desenvolvimento Moral de Kohlberg na Educação Superior Um Estudo de Caso. Tese de Doutorado a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, 2009.

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Lei de Diretrizes e Bases. Brasília: MEC/SEF, 1996.

DRAWIN, Carlos Roberto. Subjetividade e constituição ética da psicologia. Belo Horizonte: Conselho Regional de psicologia de Minas Gerais, 2009. p. 45-60.

FORRESTER, Viviane. O horror econômico. São Paulo: Universidade de SãoPaulo, 2002.

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ. Secretaria de Segurança pública e Defesa Social. Fortaleza: SSPDS, 2015. Disponível em: http://www.sspds.ce.gov.br/index?tipoPortal=1#site. Acesso em: 18 de nov. 2019.

LA TAILLE, Yves. MORAL E ÉTICA – Dimensões intelectuais e afetivas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.

KANT, Immanuel. Crítica da razão prática. Lisboa: Ed. 73, 1994.

KOHLBERG, Lawrence. Psicología del desarrollo moral. Bilbao Spain: Desclée de Brouwer, 1992.

PIAGET, Jean. O Juízo Moral na Criança. 2. ed. São Paulo: Summus Editorial Ltda, 1994.

QUEIROZ, João Batista Perreira. Construção das escolas famílias agrícolas no Brasil: ensino médio e educação profissional. 2004. 210p. Tese (Doutorado)-Universidade de Brasília, Brasília, 2004.

ROKEACH, Milton. The Nature of human values. New York: Free Press, 1973.

SCHWARTZ, Shalom. Valores Humanos Básicos: seu contexto e estrutura intercultural. In: TAMAYO, Álvaro; PORTO, Juliana Barreiros (Org.), Valores e Comportamento nas Organizações. Petrópolis: Vozes, 2005.

THOMAS, Jerry. Métodos de pesquisa em atividade física. 5ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-357

Refbacks

  • There are currently no refbacks.