Uma questão de gênero: “o vestuário da mulher negra brasileira no século XIX na Bahia/ A gender question: "the clothing of black brazilian women in the nineteenth century in Bahia

Authors

  • Ronaldo Salvador Vasques
  • Emanuelle Corrêa Morais
  • Fabrício de Souza Fortunato
  • Márcia Regina Paiva de Brito

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-342

Keywords:

Mulher negra, Vestuário, Moda, Gênero.

Abstract

Esta comunicação tem como objetivo analisar 3 roupas de mulheres negras do século XIX que residiam na Bahia, a fim de impulsionar a produção de trabalhos acadêmicos que valorizam a história da mulher negra e as narrativas do vestuário que a envolve. A metodologia utilizada constituiu-se na análise de 3 imagens capturadas na Fundação Instituto Feminino da Bahia – Museu do Traje e do Têxtil, em exposição de trajes de crioulas que trabalharam para senhoras na Bahia. Consideramos nestas imagens o vestuário como elemento central provedor de conteúdo para realizarmos esta pesquisa, dessa maneira observamos a estrutura das peças, caimento dos tecidos, superfícies têxteis, cores, matéria prima em que foram confeccionados e o modo como estavam colocadas sobre o corpo. As autoras utilizadas como referencial são, Ana Lucia Uchoa Peixoto, Mary Del Priori e Gilda de Mello e Souza. O resultado parcialmente alcançado demonstra as semelhanças frequentes entre as 3 roupas, o que nos possibilita afirmar ser um traje característico do século XIX na Bahia, além da evidência dos tecidos e tipos de superfícies têxtil que compõe a roupa salientar a posição social destas mulheres em uma classe subalterna. Construindo subsídio preliminar para dar início a uma pesquisa científica no curso de moda da UEM. 

References

BERNARDO, F. C; VASQUES, R.S. Alinhavando a história: A indumentária da corte de D. João VI no Brasil. 15º Colóquio de moda, 12º Edição Internacional, 6º Congresso de Iniciação Cientifico em Design e Moda. Unisinos – Porto Alegre, setembro, 2019.

CARDIM, V.C. A moda em Portugal – 1807 a 1914. Lisboa – Portugal Edições Lade – Lisboa, 2001.

CIDREIRA, R. P. et al. As vestes da Boa Morte. 1. Cruz das Almas: Editora UFRB, 2015. BELMIRO, D. M. M. et al.

CRANE, Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo: Senac, 2006.

CUNHA, F.L.F; VASQUES R, S. Como é identificado os têxteis em museus do século XIX? – um recorte no Museu Alberto Sampaio. III Congresso de Museologia. Maringá – Paraná, 2016.

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. 1. São Paulo: Boitempo, 2016.

FORTUNATO, F. S. VASQUES, R.S. Análise e identificação dos têxteis do século XIX no Museu Alberto Sampaio, traje jaqueta de senhora com vidrilhos, pertencente ao Grupo Folclórico da Corredoura. Revista Eletrônica Ventilando Acervos / Museu Victor Meirelles/Ibram/MinC – v. 6, n. 1 (dez. 2018) – Florianópolis: MVM, 2018.

LAVER, J. A roupa e moda: uma história concisa. Companhias das Letras, São Paulo, 1997.

PINTO, V.C. Museu Nacional do Traje ? Parque Botânico do Monteiro- Mor. Lisboa Portugal, 2011.

PRIORI, Mery del. (Org) História das mulheres do Brasil. 2. São Paulo: Contexto, 1997.

SOUZA, Gilda de Mello e. O espírito das roupas: a moda no século dezenove.1. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

PELEGRINI, C.A; VASQUES, R.S. O produto têxtil: moda e história na década de 1960. 7º Colóquio de Moda, Unicesumar – Maringá/Paraná, 2011.

PEIXOTO, A. L. U.; ALVES, M.; SOUZA, M. J. A. Museu do traje e do têxtil: fundação instituto feminino da Bahia.1. Salvador: Museu do Traje e do Têxtil, 2003.

VASQUES, R. S. Fronteiras, cultura street e moda brasileira nos anos 1960 e 1970: uma discussão prévia. IV Congresso Internacional de História. DOI: 10.4025/4cih.pphuem.690. Maringá- Paraná, 2009.

VASQUES, Ronaldo Salvador. Identificação e análise do vestuário/têxteis presente em museus do traje e moda do século XIX. Tese de Doutoramento Engenharia Têxtil. Universidade do Minho Escola de Engenharia- Guimarães-Portugal, janeiro de 2018.

VASQUES, R.S. Identificação e análise de têxteis/vestuários do século XIX (Recorte Camisa de Senhora- Museu Alberto Sampaio). Seminário Nacional de Pesquisa e Extensão em Moda (SNPEN), Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC, Florianópolis -SC, 2017.

XIMENES, Maria Alice. Moda e arte na reinvenção do corpo feminino do século XIX. 2. São Paulo: Estação das Letras e Cores; Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2011.

Published

2021-04-13

How to Cite

Vasques, R. S., Morais, E. C., Fortunato, F. de S., & Brito, M. R. P. de. (2021). Uma questão de gênero: “o vestuário da mulher negra brasileira no século XIX na Bahia/ A gender question: "the clothing of black brazilian women in the nineteenth century in Bahia. Brazilian Journal of Development, 7(4), 38377–38388. https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-342

Issue

Section

Original Papers