Percepções femininas sobre a participação em Feira Livre / Female perceptions about participation in Free Fair

Authors

  • Rodrigo Duarte Faccin Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-335

Keywords:

Feira livre, Mulheres, Relações de Gênero.

Abstract

Um fator importante para a construção de uma nova realidade sobre as relações de gênero e, principalmente, para a constituição do protagonismo feminino na agricultura familiar aparece como a entrada das mulheres em espaços de Feira Livre, pois possibilita para as mulheres a criação de novas relações sociais e do desvencilhamento da esfera privada. Neste sentido, diante do contexto de busca de reconhecimento das mulheres como trabalhadoras rurais, este trabalho procurou analisar a percepção de mulheres rurais sobre a inserção em espaços de feira livre.

References

BRUMER, A. Gênero e agricultura: A situação da mulher na agricultura familiar do Rio Grande do Sul. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 12, n. 1, jan./abr. 2004.

FACCIN, R. O trabalho de mulheres assentadas: descortinando desigualdades. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.

FERRARI, D. Entre a dádiva e o mercado: o que se troca nas feiras livre. 51º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural. Belém, 2013.

FILIPAK, A.; SAPIENSA, L.; ALEIXO, S. A política de crédito rural e a autonomia econômica das mulheres: Um estudo de caso do PRONAF-Mulher. Anais Seminário Internacional Desfazendo Gênero. Florianópolis, 2012.

GRAY, D. Pesquisa no mundo real. 2 ed. Porto Alegre: Penso, 2012.

MUNHOZ, D. G. Economia aplicada: técnicas de pesquisa e análise econômica. Brasília: Universidade de Brasília, 1989.

Published

2021-04-13

How to Cite

Faccin, R. D. (2021). Percepções femininas sobre a participação em Feira Livre / Female perceptions about participation in Free Fair. Brazilian Journal of Development, 7(4). https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-335

Issue

Section

Original Papers