Personificação da figura do palhaço para a promoção da saúde humanizada no projeto doutores da gargalhada / Customizing the clown figure for the promotion of humanized health in the project doutores da gargalhada

Authors

  • Bráulio Brandão Rodrigues
  • Guthieres Mendonça Schmitt
  • Andressa Meline Cozer
  • Dâmaris Hanna Venâncio Feitosa
  • Emílio Kenji Perego Neto
  • Isabela de Moura Rosa
  • Luísa Castilho Amâncio
  • Luciana Caetano Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n8-078

Keywords:

Humanização. Risoterapia. Promoção da Saúde. Palhaço.

Abstract

Devido à carência da humanização no processo de saúde e doença e a importância do tema, foi fundado em 2015, por acadêmicos de medicina do Centro Universitário de Anápolis – UniEvangélica, o projeto Doutores da Gargalhada, destacando a figura do palhaço como fator fundamental no elo entre saúde e humanização.  O projeto tem por objetivo evidenciar a importância da atividade lúdica, através da arte de palhaçadas, cantigas e teatro, como cofator na promoção de saúde, na medida em que se demonstraram como forma de melhorar a afetividade, sensibilidade, escuta e diálogo dos pacientes. É aplicado nos Três seguintes cenários: O Hospital Santa Casa de Misericórdia, Abrigo de idoso Jesus Cristo é o senhor e o Orfanato Instituto Pequeno Abandonado Luz de Jesus, sendo que as duas instituições se encontram na cidade de Anápolis, Goiás. Os Doutores da Gargalhada utilizam de abordagens lúdicas que visam minimizar e atenuar os impactos causados na hospitalização, contribuindo para o tratamento humanizado, em que o conforto e sorriso gerado servem como um cofator auxiliador para o tratamento desses pacientes.

 

 

References

CAIRES, Susana et al. Palhaços de hospital como estratégia de amenização da experiência de hospitalização infantil. Psico-USF, v. 19, n. 3*, p. 377-386, 2014.

MATRACA, Marcus Vinicius Campos; WIMMER, Gert; DE ARAÚJO-JORGE, Tania Cremonini. Dialogia do riso: um novo conceito que introduz alegria para a promoção da saúde apoiando-se no diálogo, no riso, na alegria e na arte da palhaçaria. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n. 10, 2011.

GARCIA, Maria Alice Amorim; FERREIRA, Fernanda Proa; FERRONATO, Fernanda Avenoso. Experiências de humanização por estudantes de medicina. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 87-106, June 2012.

TAKAHAGUI, Flavio Mitio et. al. MadAlegria - Estudantes de medicina atuando como doutores-palhaços: estratégia útil para humanização do ensino médico? Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 38, n. 1, p. 120-126, Mar. 2014.

MOTA, Gabriela Maia et al. A percepção dos estudantes de graduação sobre a atuação do “Doutor Palhaço” em um Hospital Universitário. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 25, n. 2 Sup, p. 25-32, 2012.

MOURA, Camila Liviero; SEI, Maíra Bonafé. PALHAÇOTERAPIA: RELATO DO USO COMO FERRAMENTA PARA AMENIZAÇÃO DA HOSPITALIZAÇÃO PROLONGADA. Encontro Nacional de Saúde, Cultura e Arte-MCA, v. 8, n. 1, 2017.

Published

2019-08-22

How to Cite

Rodrigues, B. B., Schmitt, G. M., Cozer, A. M., Feitosa, D. H. V., Neto, E. K. P., Rosa, I. de M., Amâncio, L. C., & Fernandes, L. C. (2019). Personificação da figura do palhaço para a promoção da saúde humanizada no projeto doutores da gargalhada / Customizing the clown figure for the promotion of humanized health in the project doutores da gargalhada. Brazilian Journal of Development, 5(8), 12335–12341. https://doi.org/10.34117/bjdv5n8-078

Issue

Section

Original Papers