Demandas externas e o papel da Universidade Uma experiência de parceria realizada no Centro de Convivência dos Idosos no município de Chapecó – SC / External demands and the role of the University A partnership experience carried out at the Elderly Living Center in the municipality of Chapecó – SC

Authors

  • Juliana Rammé Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Gean Lopes da Luz
  • Paula Batistello
  • Katiane Laura Balzan

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-246

Keywords:

arquitetura paisagística, metodologia de ensino.

Abstract

Este artigo busca relatar a metodologia utilizada na disciplina de Paisagismo, ofertada no oitavo período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Comunitária Regional de Chapecó (UNOCHAPECÓ). A disciplina buscou atender uma demanda externa: elaborar um Projeto de Paisagismo para o Centro de Convivência de Idosos no município de Chapecó – SC. Para desenvolver este projeto os estudantes se dividiram em grupos e a escolha do projeto mais apropriado para a execução foi feita por meio de uma banca, composta por professores do curso. O grupo com melhor avaliação ficou responsável pelo detalhamento e quantitativo do projeto. Apesar do mesmo não ter sido executado pela Prefeitura Municipal, esta experiência contribuiu de forma efetiva para a qualificação profissional dos estudantes, permitindo-lhes trabalhar com um terreno e um público alvo real.

 

 

References

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm>. Acesso em: 07 de maio de 2016.

FARAH, Ivete. SCHALEE, Mônica Bahia. TARDIN, Raquel (orgs.). A arquitetura paisagística contemporânea no Brasil, 2010.

FREIRE, Paulo. Uma educação para a liberdade. 4. ed. Porto: Dinalivro, 1974. (Textos Marginais; 8).

LIMA NETO, João de Paula. O ensino de arquitetura como agente transformador da prática professional. Belo Horizonte, 2007. 193 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura) - Universidade Federal de Minas Gerais, Horizonte, 2007.

MARUYAMA, Miua Cíntia; RAMMÉ, Juliana. Roteiro para projeto paisagístico de espaços públicos abertos Estudo de caso do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNOCHAPECÓ. Anais do XII ENEPEA, Vitória, 2014.

MONTEIRO, Ana Maria Reis de Goes; PINA, Silvia Mikami Golnçalves. A diversidade de realidades e o projeto coletivo no ensino de Arquitetura e Urbanismo. Revista de Cultura Arquitectônica Joelho. Departamento de Arquitectura da FCTUC: 2013.

SILVA, Maria das Graças. Universidade e sociedade: cenário da extensão universitária? In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 23., Caxambu, 2000. Anais... Caxambu: ANPEd, 2000. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2000.

WATERMAN, Tim. Fundamentos de paisagismo. Porto Alegre: Bookman, 2010. 200 p. ISBN 9788577806829 (broch.)

Published

2021-04-09

How to Cite

Rammé, J., Luz, G. L. da, Batistello, P., & Balzan, K. L. (2021). Demandas externas e o papel da Universidade Uma experiência de parceria realizada no Centro de Convivência dos Idosos no município de Chapecó – SC / External demands and the role of the University A partnership experience carried out at the Elderly Living Center in the municipality of Chapecó – SC. Brazilian Journal of Development, 7(4), 36908–36920. https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-246

Issue

Section

Original Papers