A afetividade na relação docente/discente no ambiente escolar / Affectivity in the teaching / student relationship in the school environment

Authors

  • Shirley Cristina Cabral Nascimento
  • Erivelton da Silva Lopes
  • Wanda Luzia Caldas de Brito
  • Ingrid Kalinka Brito do Carmo

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-228

Keywords:

Afetividade. Docente. Discente. Escola. Afeto.

Abstract

Ao considerar que a criança em seu ambiente escolar não necessita apenas de conhecimento e sim de todos os cuidados devidos para seu desenvolvimento, o presente trabalho pretende mostrar a importância da afetividade na relação docente/discente e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, o trabalho buscou verificar a percepção dos professores de uma escola da rede pública municipal sobre a afetividade em sala de aula, convidando-os a compartilhar suas experiências. A pesquisa foi de natureza qualitativa com enquete através de um questionário e entrevista, envolvendo questões subjetivas e objetivas, explorando aspectos relacionados ao conhecimento sobre a afetividade no contexto escolar. Os resultados mostram que um satisfatório vínculo afetivo é vantajoso no ambiente escolar à medida que interfere de forma positiva no cotidiano da criança e que praticar a afetividade é um ato de amor e como tal, indissociável do contexto escolar. Conclui-se que na escola a afetividade é o elo entre o professor-conhecimento-aluno, mas o apoio familiar é imprescindível no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.

References

FERNÁNDEZ, Alícia. A inteligência aprisionada. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

HARTWIG, Carlos Alberto. A dimensão afetiva no processo de ensino aprendizagem: o olhar do acadêmico de Direito. São Paulo: Porto de Ideias, 2013.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1971.

______________ A Representação do Mundo na Criança. Rio de Janeiro: Record, 1975.

________________ Inteligencia e Afectividad. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 2005.

ROSSINI, M. A. S. Pedagogia afetiva. Petrópolis: Vozes, 2004.

SARMENTO, Nara Regina Goulart. Afetividade e aprendizagem. Porto Alegre, 2010.

SANTOS, Antônio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. 4.ed. Rio de Janeiro, RJ: DP&A, 2001.

TAVARES, Maria Eliene Pessôa Assunção; SOUZA, Maria José Alves de; LIMA, Márcia Xavier de Moura; COUTINHO, Diogenes José Gusmão. Afetividade: fator indispensável à aprendizagem, Brasilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 11, p. 25710-25717, 2019.

VYGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

______________________ Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.

WALLON, Henri. Do acto ao pensamento. Lisboa: Moraes Editores, 1978.

_______________ A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

______________. Do ato ao pensamento: ensaio de psicologia comparada. Petrópolis: Vozes, 2008.

Published

2021-04-09

How to Cite

Nascimento, S. C. C., Lopes, E. da S., Brito, W. L. C. de, & Carmo, I. K. B. do. (2021). A afetividade na relação docente/discente no ambiente escolar / Affectivity in the teaching / student relationship in the school environment. Brazilian Journal of Development, 7(4), 36619–36627. https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-228

Issue

Section

Original Papers