Ábaco Romano: operações de adição, subtração e multiplicação / Roman Abacus: operation of addition, subtraction and multiplication

Wilter Freitas Ibiapina

Abstract


O presente trabalho trata-se de um recorte do estudo realizado por Ibiapina (2014), cujo objetivo é apresentar o ábaco romano como um instrumento para o ensino das operações de adição, subtração e multiplicação. O mesmo tem como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa e quanto aos procedimentos, pode ser tratada como uma pesquisa-ação. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: a observação, o diário de bordo e as atividades. A análise confirmou os objetivos da pesquisa e contribuiu para indicar o uso pedagógico do ábaco romano para o ensino das operações aritméticas de adição, subtração e multiplicação através de um corpo de atividades.


Keywords


História da Matemática, Ábaco, Operações.

References


BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em Educação: fundamentos, métodos e técnicas. In: Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Editora, 1994.

CUNHA, A. M. V.; SILVA, J. R.; RUFINO, M. A. S. Uso de aspectos históricos no ensino de raiz quadrada. Brazilian Journal of Development, São José dos Pinhais, v. 5, n. 10, p. 17293-17305, 2019. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/3540/3424. Acesso em 21 de out. 2021

FETZER, F. As quatro operações aritméticas: ensino e aprendizagem numa perspectiva conceitual. In: Anais do XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática. Recife: [s.n.], 2011. Disponível em: . Acesso em: 10 de jun. de 2014.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2006. (Coleção formação de professores).

FOSSA, J. A. Papéis Avulsos. BOLEMA, Rio Claro, n. 7, v. 6, p. 85-80, 1991.

______. Ensaios sobre a Educação Matemática. Belém: EDUEPA, 2001. (Série Educação, 2).

______. Os primórdios da teoria dos números. Natal: EDUFRN, 2010. (Arquivo para a história da teoria dos números e da lógica, v. 1, parte A).

IBIAPINA, W. F. Uso Pedagógico do Ábaco Romano para o ensino do algoritmo de multiplicação. 2014. 189f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática). Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Centro de Ciências Exatas e da Terra CCET, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.

MENDES, I. A. A investigação histórica como agente da cognição matemática na sala de aula. In: FOSSA, J. A.; MENDES, I. A.; VALDÉS, J. E. N. A História como um agente de cognição na Educação Matemática.Porto Alegre: Sulina, 2006.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. 4. ed. Petropolis: Vozes, 2012.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-198

Refbacks

  • There are currently no refbacks.