Atuação do enfermeiro na urgência e emergência: revisão integrativa da literatura/ Nurse’s performance in urgency and emergency: integrative literature review

Lucas Fagundes Santana, Matheus da Cunha Paris, Katiuscia de Oliveira Francisco Gabriel, William Ferreira Rosa, Isabela Leticia Petry, Jade Nayme Blanski Alves, Thais Amanda Rossa

Abstract


O profissional enfermeiro é indispensável no serviço de urgência e emergência, tanto em unidade de pronto atendimento ou pronto socorro hospitalares ou no pré hospitalar. Porém, muitas vezes suas funções são confundidas e o conhecimento delas na graduação é insuficiente. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo geral buscar na literatura brasileira disponível a atuação do profissional enfermeiro na urgência e emergência, e como objetivo especifico identificar suas atribuições nas Unidade de pronto atendimentos e pronto socorro hospitalar. O trabalho trata-se de revisão integrativa da literatura, sendo que os artigos foram selecionados na base de dados da Scielo, através das palavras chaves e critérios de inclusão e exclusão para e, após, realizado leitura seletiva com objetivo de obter informações relevantes para responder os objetivos do presente trabalho. Os resultados obtidos foram: na assistência o Enfermeiro deve realizar classificação de risco, a sistematização da assistência de enfermagem, punção arterial, aspiração, cuidados de maior complexidade, curativos complexos e, na parte administrativa, o gerenciamento da equipe, distribuição e dimensionamento do pessoal, participar na aquisição de materiais, organização do fluxo, cumprimento das normas da instituição, atualização dos protocolos e capacitação da equipe de enfermagem, entre outros. Logo, foi possível verificar que é necessário melhorar a formação na graduação desses profissionais, oferecendo cursos de aperfeiçoamento, estágio em diferentes campos de prática e conhecimento teórico aprofundado para a atuação. Também é necessário a criação de protocolo para amparar sua atuação em caso de emergência, ressaltar a importância do atendimento humanizado nesse serviço, oferecendo uma assistência segura e livre de dano.


Keywords


Atuação, Enfermeiro, Urgência e Emergência.

References


DANTAS, et al. O trabalho dos enfermeiros no setor de urgência e emergência: limites e perspectivas. Revista Enfermagem UFPE on line, Recife. Vol 9, n 3, pág. 7556-7561, 2015.

FILHO, et al. Competência legal do enfermeiro na urgência e emergência. Enfermagem Foco, vol. 7, n 1, pág. 18-23, 2016.

GERHARDT, T. E. SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed.-SãoPaulo: Atlas, 2002

MENDES, K. D. S; SILVEIRA, R. C. C. P; GALVÃO, C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidencias na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, Vol. 17, n. 4, p. 758-764, 2008.

BRASIL. Ministério da Saúde. PORTARIA Nº 354, DE 10 DE MARÇO DE 2014 – DisponívelemAcesso em 06 de Novembro de 2019.

MOURA, et al. O papel do enfermeiro no atendimento humanizado de urgência e emergência. São Paulo, Revista Cientifica de Enfermagem. Vol. 4, n 11, pág. 10-17, 2014.

MUNHOZ, et al. Atuação do enfermeiro em unidade de pronto socorro: relato de experiência. Biblioteca Lascasas, Vol. 12, n 1, 2016.

OLIVEIRA, et al. Unidade de pronto atendimento-UPA 24H: Percepção da enfermagem. Texto contexto enfermagem, Florianópolis, v 24, n 1, pág. 238-244, 2015.

ROCHA, E. C. A. Atuação da enfermagem em urgência e emergência. UFCS, pág. 1-12, 2012.

SILVA, A. M. S. M. INVENÇÃO, A. S. A. A atuação do enfermeiro no atendimento de urgência e emergência. Revista UNILUS Ensino e Pesquisa, Vol. 15, n 39, 2018.

URSI, E. S. Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa da literatura. 2005. 130 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2005.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-184

Refbacks

  • There are currently no refbacks.