Mulheres pescadoras da zona ribeirinha do município de Itaqui-RS / Women fishermen in the riverside area of the municipality of Itaqui-RS
Abstract
Este artigo visa, relatar uma pesquisa de cunho qualitativo, descritivo e exploratório que, disponibilize dados sobre as mulheres pescadoras da comunidade ribeirinha do município de Itaqui-RS, que contempla a Colônia De Pescadores Z-12 Rio Uruguai. Está pesquisa além da pesquisa documental, trouxe uma análise dos casos identificados na área de estudo. Inicialmente, foi elaborada revisão bibliográfica sobre a temática e os conflitos sociais e socioambientais, objetivando identificar as relações de gênero e condição feminina na pesca local, com a finalidade de informar e favorecer a discussão a cerca da temática. Foram analisados, a seguir, dados secundários, tendo como repositório principal a Base de dados da Secretária do Trabalho, Habitação e Assistência Social, com o mapeamento de vulnerabilidade socioeconômica dos indivíduos pertencentes às zonas ribeirinhas do município e Itaqui. Complementamos, utilizando os Censos Demográficos do IBGE (ano 2010) e outras fontes secundárias. Por fim, selecionamos dez (10) mulheres pertencentes a famílias de pescadores, para que se fizessem representadas em forma de testemunho por meio de entrevista (questionário) para compor a pesquisa, visando enaltecer a valorização do trabalho da mulher pescadora perante sua comunidade. Constatou-se que, há o reconhecimento das famílias que estas mulheres estão inseridas quanto a sua valorização profissional, como seu empoderamento enquanto mulher pescadora, superando todas as adversidades atribuídas pela profissão.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
ADAMS, C. As florestas virgens manejadas. Boletim do museu Paraense Emilio Goeldi, v.10, n. 1, p. 3- 20,1994 (serie antropológica).
BENNET, E. "Gender, Fisheries and Development." Marine Police, v. 29, n. 5, p. 451-459, 2005.
Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado http://www.cultura.gov.br/legislacao/-/asset_publisher/i4hs0bXKGDDL/ Constituicão-Federal/10937.
DIEGUES, A. C. S. A. O mito moderno da natureza intocada. 3. Ed. R. Educ. Públ. Cuiabá v. 18 n. 36 p. 227-229 jan./abr. 2009.
Falcke, D., & Wagner, A. (2005). A dinâmica familiar e o fenômeno da transgeracionalidade: Definição de conceitos. In A. Wagner (Org.), Como se perpetua a família? A transmissão dos modelos familiares (pp. 25-46). Porto Alegre: EDIPUCRS.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da Liberdade. 1967, Rio de Janeiro,26ªedição. Paz e Terra. Lei nº 11.340 de 07 de agosto de 2006, Maria da Penha. Dispõe sobre em:
LIMA Claudia 1 (UFRPE) – Autor, LEITÃO Maria do Rosário de Fátima Andrade 2 (UFRPE) - Co-Autor, Mulher Pesca e Cidadani: Uma trajetória de luta, 2012, UFPI, Teresinha-PI, XV Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste e PRÉ-ALAS Brasil.
LEITÃOa, M.F.R.A. (Org). Extensão Rural, Extensão pesqueira: Experiências Cruzadas. Recife: Fasa, 2008.
MACHADO, Lia Zanotta. Feminismos em movimento. São Paulo: Francis, 2010.
MALDONADO, S. C. Pescadores do mar. São Paulo, Ática (Série Princípios), 1986, p. 7.
MARTINS, Maria Cristina. Partilhando saberes na Ilha de Itaoca: a roda de siri-entre o mundo do trabalho e as memorias de infância. Tese de Doutorado. UFF: Niterói, 2005.Out. 2018.
SALDANHA, Iaskara R. R (2008) Espaços, recursos e conhecimento tradicional dos pescadores de Manjuba (Anchoviella Lepidentostole) em Iguape / SP.
Secretaria Especial de Politica para Mulheres – SEPM. Plano Nacional de Política para as Mulheres- PNPM/2005.
SZYMANSKI, H (1998). A relação família/escola: desafios e perspectivas. 2. ed. Brasília, p.20 Liber livro, 2010.
ZIMERMAN. I.G. Velhice; aspectos Biopsicossociais. Porto Alegre, RS: Artes Médicas Sul, 2000.
DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-185
Refbacks
- There are currently no refbacks.