Produção de material em ambiente virtual em libras no Moodle / Production of material in virtual environment in points in Moodle

Luiz Henrique Boger Wessling, Vanderleia Maria Castoldi Andrade

Abstract


Este artigo apresenta um estudo de caso sobre o processo de avaliação utilizando a Moodle no ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Francisco Beltrão - PR. A pesquisa foi pautada na hipótese de que essa tecnologia contribui de forma positiva na inserção de ouvintes na cultura surda. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo cuja coleta e análise de dados basearam-se em um questionário, composto de perguntas objetivas e subjetivas, bem como nas notas obtidas pelos discentes na disciplina em questão. Buscou-se contextualizar a avaliação no ensino de LIBRAS para ouvintes e refletir sobre a utilização da plataforma Moodle como instrumento eficaz de avaliação, uma vez que ela privilegia o aspecto visual da comunicação contemplado na cultura surda.

 

 


Keywords


Libras. Avaliação. Moodle.

References


CAPOVILLA, F. C.; RAPHAEL, W. D. Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais Brasileira. Volume I e II. 3ª ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.

SILVA, R.S da. Objetos de aprendizagem para educação a distância. São Paulo: Novatec Editora, 2011.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-162

Refbacks

  • There are currently no refbacks.