Hortas urbanas: Uma visão do universitário extensionista / Urban gardens: A view from the university extensionist

Authors

  • Piettra Christine Garcia Beltran Araujo
  • Liliane de Morais Garcia
  • Lucas Castro Torres

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-149

Keywords:

Hortaliças, Extensão, Universidade.

Abstract

A produção de hortaliças na área urbana de grandes centros já é uma realidade presente nesses locais. As hortas são implantadas em terrenos disponíveis em bairros dispersos pela cidade bem como ao redor destas. Esse modelo de produção de alimentos faz com que a população possa ter maior contato com os produtores passando assim a valorizá-los e enxergá-los de forma positiva. Com o objetivo de aproximar o acadêmico dos produtores de hortaliças e permitir a troca de conhecimento entre eles, a disciplina de Olericultura do curso de Agronomia da Universidade Católica Dom Bosco realiza um trabalho prático onde equipes de alunos visitam hortas urbanas e fazem um diagnóstico da propriedade. Os acadêmicos utilizam um questionário produzido por eles e avaliado pelo professor responsável pela disciplina, como guia para essas visitas. O diagnóstico da propriedade envolve aspectos sobre posse da área, existência de assistência técnica, culturas e tratos culturais, mercado consumidor e renda mensal. Durante as visitas são sugeridas modificações no processo produtivo, caso sejam necessárias, bem como a troca de experiências entre as partes. Os acadêmicos puderam vivenciar a realidade de um extensionista que atua na área de produção de hortaliças. Foi observado que as maiores dificuldades dos produtores são a falta de assistência técnica, disponibilidade de mão-de-obra e dificuldades com a administração geral da horta. A proposta do trabalho prático da disciplina de Olericultura foi validada com os relatos dos acadêmicos durante as apresentações dos seminários sobre as visitas onde puderam ter contato com os produtores e vislumbraram sua vida como profissional.

References

ALBERTIN, Ricardo Massuloet al. Hortas urbanas de Maringá (PR): estudo socioeconômico dos produtores e perceptivo dos transeuntes. Boletim de Geografia, v. 34, n. 2, p. 98-115, 2016.

ASSIS, R. L. de; ROMEIRO, A. R. Agroecologia e Agricultura Familiar na Região Centro-Sul do Estado do Paraná. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 43, n. 1, p. 155-177, jan/mar 2005.

FERNANDES, R. A.; SILVA, M.; COSTA, C. C.; SANTOS, D. P.; ARAÚJO, E. A.;

MARTINS, J. M. A. Projeto alimento verde: implantação de hortas urbanas em Pombal- PB. Informativo Técnico do Semiárido (INTESA), v. 3, n. 1, p. 07-10, 2010.

PINDERHUGHES, R. Urban Futures: Planning for sustainabledevelopment in citiesthroughoutthe world. Rowman&LittlefieldPublishers: Maryland, USA, 2004.

YAMAMOTO, Thais; MOREIRA, Cintia. Hortas urbanas como intervenções temporárias: uma breve reflexão. Mosaico, v. 10, n. 16, p. 73-86, 2019.

Published

2021-04-07

How to Cite

Araujo, P. C. G. B., Garcia, L. de M., & Torres, L. C. (2021). Hortas urbanas: Uma visão do universitário extensionista / Urban gardens: A view from the university extensionist. Brazilian Journal of Development, 7(4), 35476–35486. https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-149

Issue

Section

Original Papers