A marginalização do ensino de língua inglesa no Brasil e suas consequências para a comunidade escolar / The marginalization of the English language teaching in Brazil and its consequences for the school community

Melissa Lima de Souza, Samara Oliveira de Gois

Abstract


Esse artigo versa sobre a necessidade do aprendizado efetivo de língua inglesa por alunos da educação básica de escolas brasileiras. Traz um breve resumo histórico de como a língua foi inserida no currículo escolar desde o Império até os dias atuais mostrando o baixo prestígio que foi dado ao longo dos anos para a língua estrangeira na legislação brasileira e comenta em paralelo os impactos dessas leis para o currículo e o aprendizado efetivo dos alunos.

Keywords


língua inglesa; ensino; aprendizado; legislação; currículo

References


ALMEIDA FILHO, J. C. P. O professor de Língua Estrangeira sabe a língua que ensina? A questão da instrumentalização linguística. In Revista Contexturas, vol. 01 No. 01 (p. 77-85), São Paulo: APLIESP, 1992.

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Linguística aplicada – ensino de Línguas e Comunicação. Campinas, SP: Pontes Editores e ArteLíngua, 2005.

ALMEIDA FILHO, José Carlos Paes de. Quatro Estações no Ensino de Línguas. Campinas, SP – Pontes Editores, 2015. 2° Edição.

Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Senado, 1996.

BRASIL, Ministério da Educação, (1997). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF

BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Parâmetros Nacionais Curriculares Ensino Médio: bases legais. Brasília, DF: MEC, 2000. Disponível em:

CHAGAS, R.V.C. Didática especial de línguas modernas. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976

GARCIA, OFELIA. Bilingual education in the 21st century: a global perspective. 2009

LEFFA, V. J. Aspectos políticos da formação do professor de línguas estrangeiras. In: LEFFA, Vilson J. (Org.). O professor de línguas estrangeiras: construindo a profissão. Pelotas, 2006, v. 1, p. 333-355.

LEFFA, Vilson J. O ensino de LE no contexto nacional. Contexturas, APLIESP, n. 4, p. 13-24, 1999.

PAIVA, V.L.M.O. A LDB e a legislação vigente sobre o ensino e a formação de professor de língua inglesa. In: STEVENS, C.M.T e CUNHA, M.J. Caminhos e Colheitas: ensino e pesquisa na área de inglês no Brasil. Brasília: UnB, 2003. p.53- 84. Disponível em http://www.veramenezes.com/ensino.htm Acesso em 11 de Jan de 2021




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-144

Refbacks

  • There are currently no refbacks.