A pedagogia da alternancia e suas possibilidades para os estudantes do campo: um estudo de caso sobre a escola família agrícola de Sobradinho-BA / The pedagogy of alternancy and its possibilities for students in the field: a case study about the escola família agrícola of Sobradinho-BA

José Inaldo Valões, Guilherme Ernesto de Andrade Neto, Kleyton Gualter de Oliveira Silva, Cleiton Lin Oliveira da Silva, Maria de Fátima Amaral Alencar Nascimento, Ronaldo Bitencourt de Oliveira

Abstract


No presente estudo pretendemos discutir sobre como a pedagogia da alternância, veiculada a uma base curricular diversificada, tem sido mobilizada pela Escola Família Agrícola de Sobradinho (EFAS), para formação de estudantes oriundos das comunidades rurais sem limitar suas perspectivas de futuro a vida no campo. As novas possibilidades que se desnudam para esses estudantes nuançam os estereótipos construídos mediante os pressupostos de uma Sociologia com fundamentos durkheimiano, que associa a esses indivíduos os mesmos critérios aplicados para categorizar o campo, opondo-o a cidade. Os dados dispostos no corpo do texto foram colhidos a partir de técnicas consagradas pelas pesquisas qualitativas, assim, durante um mês imergimos no cotidiano da mencionada escola, o que nos possibilitou tecer relações de confiança com os estudantes e posteriormente realizar entrevistas seguindo roteiros semiestruturados. Concluímos ponderando que a formação diversificada proposta pela escola, organizada a partir da pedagogia da alternância tem contribuído para ampliação dos horizontes existências dos estudantes, possibilitando-lhes construir perspectivas de vida diversas, tanto no campo, quanto na cidade. Perspectivas que foram expressas nas falas dos entrevistados, que revelaram anseios variados, assim, enquanto o primeiro deseja retornar a sua comunidade para contribuir com o desenvolvimento sustentável da mesma, o segundo pretende trabalhar como analista de sistemas de uma grande empresa na cidade, ao passo que a terceira entrevistada projeta desenvolver atividades tanto no campo, quanto na cidade.

 

 


Keywords


Pedagogia da alternância, Estudantes, Campo, Comunidades rurais, Diversidade

References


RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios. Ser e não ser da roça, eis a questão! Identidades e discursos na escola. Salvador: EDUFBA, 2011.

TEIXEIRA, Edival Sebastião; BERNARTT, Maria de Lourdes, TRINDADE, Glademir Alves. Estudos sobre Pedagogia da Alternância no Brasil: revisão de literatura e perspectivas para a pesquisa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.34, n.2, p. 227-242, maio/agosto.

SOROKIN, P. A. ZIMMERMAN, C.C. GALPIN, C.J. Diferenças fundamentais entre o mundo rural e o urbano. In Martins, J.S. (coord). Op. Cit.CARMO, R.M. A construção sociológica do espaço rural: da oposição. Sociologia, ano 11, no. 21, jan/jun, p. 252-280, 2009.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. 8. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-128

Refbacks

  • There are currently no refbacks.