Desenvolver capacidades a distância: o uso de laboratórios virtuais / Developing skills at a distance: the use of virtual laboratories

Enrique Sérgio Blanco, Claiton Costa, José Antônio Oliveira dos Santos

Abstract


O desenvolvimento de capacidades técnicas, sociais, organizativas e metodológicas é o foco dos processos de ensino e de aprendizagem estabelecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, em todo Brasil. Os conteúdos que fazem parte dos cursos técnicos, seja na modalidade presencial, seja na modalidade a distância, são compreendidos como meios para que as capacidades sejam apropriadas pelos estudantes, tendo a mediação docente como orientadora deste processo. Do mesmo modo, as tecnologias educacionais, dentre elas os laboratórios virtuais embarcados nos cursos a distância, representam um meio para que o desenvolvimento de capacidades possa ser realizado. Atualmente, a elaboração de cursos a distância no SENAI-RS envolve um grupo de trabalho transdisciplinar formado pela integração entre equipe pedagógica (analistas em educação e docentes) e equipe técnica (designers e programadores). Uma das tecnologias educacionais disponíveis nesses cursos são os laboratórios virtuais entendidos como um dos meios possíveis para o desenvolvimento das capacidades definidas nos planos de curso. Portanto, a Metodologia SENAI de Educação Profissional orienta toda a concepção pedagógica da aplicação desta tecnologia educacional, a fim de assegurar que o desenvolvimento das capacidades esteja vinculado à aplicação de laboratórios virtuais em cursos a distância, tendo a mediação docente como orientadora do processo de ensino e de aprendizagem.


Keywords


Metodologia SENAI de Educação Profissional, Desenvolvimento de Capacidades, Laboratórios Virtuais, Processo de Ensino e de Aprendizagem.

References


DOLZ, J, OLLANGIER, E (orgs). O enigma da competência em educação. Artmed, 2004.

JOHNSON, L; BECKER, A; CUMMINS, M; ESTRADA, V & MEIRA, A. Technology Outlook for Brazilian Primary and Secondary Education 2012-2017: An NMC Horizon Project Sector Analysis. Austin. Texas: The New Media Consortium, 2012.

LE BOTERF, G. Desenvolvendo a competência dos profissionais. Artmed, 2007.

PERRENOUD, P, THURLER, M.G (orgs). As competências para ensinar no século XXI. Artmed, 2002.

SENAI. Departamento Nacional. Metodologia SENAI de Educação Profissional, Brasília. Brasil, 2019.

ZABALA, A, ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências. Artmed, 2010.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-119

Refbacks

  • There are currently no refbacks.