Utilizando as tecnologias na educação: possibilidades e necessidades nos dias atuais/ Using technologies in education: possibilities and needs nowadays

Ismael Lemes Vieira Júnior, José Carlos de Melo

Abstract


O tema escolhido é devido as tecnologias surgem como pontes para a construção de um novo ambiente acadêmico com um sistema educacional “enxuto” capaz de recriar e apresentar autonomia aos acadêmicos, mediante ao processo de aprendizagem. A problematização do trabalho é mostrar quais a tecnologia da informação e assistida no processo de inclusão escolar? O objetivo geral do artigo foi analisar conceitos e concepções de teóricos sobre a utilização das tecnologias da informação e comunicação na aprendizagem do acadêmico. O mesmo tem como objetivos específicos a discussão e a utilização das tecnologias digitais no aprendizado do acadêmico; o apontamento e o crescimento e dos impactos em virtude do uso dessas tecnologias; e conhecer os importantes desafios na Gestão da Tecnologia digital nos dias atuais. A técnica para a coleta e geração dos dados utilizada nesta investigação foram: pesquisa bibliográfica e revisão de literatura, pois devido a sua eficácia e precisão das informações, porém também foram realizadas pesquisas em artigos acadêmicos, notícias relacionadas ao tema, site de internet. Dando segurança aos dados encontrados possibilitando a análise mais precisa, buscando conhecer e analisar as contribuições científicas sobre determinado assunto. As suas reais possibilidade de uso nos dias atuais.


Keywords


Acadêmico, Educação, Tecnologia Digital, Metodologia.

References


AGUIAR, L. M. Educação e tecnologia: um diálogo necessário. Educação para o mundo do trabalho, ed. 185, ano 16 – ago. 2013.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. 2015. Tecnologia na escola: Criação de redes de conhecimento. Disponível em . Acesso em 20 jul. 2020.

ANDRADE, M. M. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. 6 Ed. São Paulo: Atlas, 2013.

DORE, R. S.; LUSCHER, A. Z. Permanência e Evasão na Educação Técnica de nível médio em Minas Gerais. Cadernos de Pesquisa, v. 772, 2015.

FAGUNDES, C. V.; LUCE, M. B.; ESPINAR, S. R. O desempenho acadêmico como indicador de qualidade da transição Ensino Médio-Educação Superior. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 22, n. 84, p. 635-670, 2014.

FERRÃO, R. G. Metodologia cientifica para iniciantes em pesquisas. Linhares, ES: Unilinhares / Incaper, 2013.

GALVÃO FILHO, T. As novas tecnologias na escola e no mundo atual: fator de inclusão social do aluno com necessidades especiais? 2013. Disponível em: . Acesso em 20 jul. 2020.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

LEITE, L. S. Novas tecnologias: aprender para ensinar. Educação para o mundo do trabalho, ed. 185, ano 16 – ago. 2013.

LIMA, PATRÍCIA ROSA TRAPLE. Novas tecnologias da informação e comunicação na educação e a formação dos professores nos cursos de licenciatura do estado de santa Catarina. Universidade Federal de Santa Catarina programa de pós-graduação em ciência da computação. FLORIANÓPOLIS, 2015. Disponível em . Acesso em 20 jul. 2020.

MASETTO, Marcos T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: Moran, José Manuel (org.). Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2015.

MINAYO, M. C. S. et al. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2014.

MOURA, D. 'H. A relação entre a educação profissional e a educação básica na CONAE 2010: possibilidades e limites para a construção do novo Plano Nacional de Educação. Educação e Sociedade, n. 112, p. 875-894, 2015.

Pereira, C. A. R. (2019). A educação especial na formação de professores: um estudo sobre os Cursos de Pedagogia das Universidades Federais do Estado de Minas Gerais (Dissertação de Mestrado). Universidade de Uberaba, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

RISTOFF, Dilvo I. Construindo outra educação. Florianópolis: Insular, 2013.

SEVERINO, A J. Metodologia do trabalho acadêmico. 21. Ed. São Paulo: Cortez, 2015.

SILVA, Anderson Mendes da. Avaliando a percepção da tecnologia digital na educação por professores: um estudo exploratório. Centro Universitário Salesiano de São Paulo ‒ UNISAL, 2016.

SILVA, Gisele Oliveira da. SILVA, Katyuscia Maria da O uso de imagens como estratégia de ensino de libras como l1 e língua portuguesa como l2 para os surdos. Revista Includere, Mossoró, v. 1, n. 1, p. 53-63, Ed. Especial, 2015. Disponível em: <. Acesso em: 20 de jul. de 2020.

SHIROMA, E. O.; LIMA FILHO, D. L. Trabalho docente na Educação Profissional e Tecnológica e no PROEJA. Educação & Sociedade, v. 32, n. 116, p. 725-743, 2015.

STÊNICO, J. A.; SILVA, J. M. A. P. Educação profissional brasileira: Análises, discussões e tendências. Revista Espacios, v. 35, n. 12, 2014.

TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na educação: professor na atualidade. São Paulo: Érica, 2013.

TAZRA, S. F. Informática na Educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. Érica, 2015. ISBN 8536502002.

TOMAZI, N. D. Sociologia para o ensino médio. 2º ed – São Paulo: Saraiva, 2015.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-066

Refbacks

  • There are currently no refbacks.