Politícas públicas para inclusão de alunos com o transtorno do espectro Autista-TEA na rede municipal de ensino de Iranduba-AM/ Public policies for the inclusion of students with the Autistic-TEA spectro disorder in the municipal education network of Iranduba-AM

Neila Nádia de Oliveira Lobo Souza

Abstract


Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada no município de Iranduba  sobre a  Inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista-TEA nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Iranduba –Am. Buscou-se investigar os investimentos por meio de políticas públicas voltadas para formação inicial e continuada dos professores, melhoria dos espaços escolares, Salas de Recursos Multifuncional- SRM, Atendimentos Educacionais Especializados – AEE e recursos destinados por meio da Secretaria Municipal de Educação, para ações realizadas pelas próprias escolas voltadas a  inclusão no ambiente escolar. Como procedimentos metodológicos utilizou-se a pesquisa documental, tomando como materialidade de análise, políticas nacionais brasileiras e documentos orientadores publicados pelo Ministério da Educação apartir do ano de 2008.


Keywords


Autismo, Inclusão Escolar, Politicas Públicas.

References


LIVRO:

WHITMAN, Thomas L. O desenvolvimento do autismo. São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda, 2015.

DOCUMENTO COM AUTORIA DE ENTIDADE:

BRASIL. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Secretaria de Educação Especial, Ministério da Educação, Brasília, 2008.

BRASIL. Lei Federal nº 12.764/2012, de 27 de dezembro de 2012. Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF: 28 dez. 2012.

BRASIL. Diretrizes Operacionais do Atendimento Educacional Especializada na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília, 2009.

ARTIGO E/OU MATÉRIA DE REVISTA, BOLETIM E OUTROS EM MEIO ELETRÔNICO:

SANTOS, L. M. dos. A inclusão da criança com autismo na educação infantil: possibilidades de práticas pedagógicas. 2014. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro Universitário Moura Lacerda, Ribeirão Preto, 2014. Disponível em: < >. Acesso em: 02 de junho de 2019.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-061

Refbacks

  • There are currently no refbacks.