Tabela periódica adaptada: ferramenta auxiliadora no Ensino de Química para deficientes visuais e cegos / Adapted periodic table: auxiliary tool in the Teaching of Chemistry to the visually vmpaired and blind

Authors

  • Giovanna Conrado Quadros
  • Gustavo Pricinotto
  • Letícia Ledo Marciniuk
  • Estela dos Reis Crespan

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-055

Keywords:

Educação especial. Material. Sala de recursos multifuncionais.

Abstract

A Educação Especial na concepção de Educação Inclusiva (EI) vem se destacando nas políticas públicas nacionais. Proporcionar o atendimento educacional especializado, de forma complementar a escolarização, na prática escolar é de extrema importância para cumprimento do sistema educacional inclusivo. Tendo em vista a real importância do atendimento complementar, oferecidos nas Salas de Recurso Multifuncional (SRM), estes devem ser executados de maneira que supra as limitações em sua especificidade. Para isso, acreditamos que este tipo de atividade deve ser desenvolvido por profissionais especializados. No entanto os responsáveis destas, geralmente não apresentam formação específica para o Ensino de Química, com isso aumentam-se as lacunas de conhecimento, as quais impossibilitam a concretização do EI. Levando em consideração as problemáticas do ensino pautado na visão e as dificuldades dos professores tutores, desenvolvemos um material para auxílio nas SRM. Na elaboração, buscamos a maior interação dos alunos com o material, de forma que esses sintam através do tato as especificidades de cada elemento químico. O desenvolvimento de materiais que auxiliem no ensino a pessoas com deficiência é de suma importância e vem se destacando nas pesquisas nacionais. Apesar da não aplicação do material, acreditamos que o mesmo seja de grande valia, e possa prestar auxílio aos professores tutores nas SRM visuais.

 

References

BASTOS, Amélia Rota Borges de; LINDEMANN, Renata; REYES, Vitória. Educação inclusiva e o ensino de ciências: um estudo sobre as proposições da área. Journal Of Research In Special Educational Needs, [s.l.], v. 16, p.426-429, ago. 2016.CARVALHO, V. R. Qualidade de vida no trabalho. In: OLIVEIRA, O. J. (org.). Gestão da qualidade: tópicos avançados. São Paulo: Thomson, 2004. p. 45-74.

BRASIL. Política Nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. 2008. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192 > Acesso em: 20 de Julho de 2020.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

QUADROS, Giovanna Conrado; PRICINOTTO, Gustavo; HYRYCENA, Ana Carolina; SOARES, Sara Silva; SILVA, Thais Oliveira; CRESPAN, Estela dos Reis; POLIZEL, Alexandre Luiz. Salas de recursos multifuncionais e ensino de ciências: inclusão para quem?. Brazilian Journal Of Development, [S.L.], v. 6, n. 5, p. 25038-25049, 2020. Brazilian Journal of Development. Disponível em: < https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/9627 > Acesso em 20 de julho de 2020.

Published

2021-04-03

How to Cite

Conrado Quadros, G., Pricinotto, G., Marciniuk, L. L., & Crespan, E. dos R. (2021). Tabela periódica adaptada: ferramenta auxiliadora no Ensino de Química para deficientes visuais e cegos / Adapted periodic table: auxiliary tool in the Teaching of Chemistry to the visually vmpaired and blind. Brazilian Journal of Development, 7(4), 34157–34163. https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-055

Issue

Section

Original Papers