Projeto Solidário 29 de Abril – UTFPR – CM / April 29 Solidarity Project - UTFPR - CM

Authors

  • Carolina Alves de Barros
  • Sara Silva Soares
  • Gustavo Pricinotto
  • Letícia Ledo Marciniuk
  • Estela dos Reis Crespan

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-054

Keywords:

Cursinho preparatório. Cursinho popular. Acesso à educação superior. Educação pública.

Abstract

RESUMO

O trabalho desenvolvido visa oferecer um cursinho preparatório, voluntário e gratuito para possibilitar ao estudante concluinte ou egresso da rede pública, que estejam impossibilitados de atingirem suas metas pela defasagem do ensino básico nacional, especialmente na região de Campo Mourão, a possibilidade do ingresso ao ensino superior de qualidade. Para tal, a ação foi desenvolvida através de reforço das disciplinas constantes no currículo do Ensino Médio, semanalmente. Os alunos foram selecionados através de avaliação elaborada com base nas questões de provas anteriores do ENEM, além de indicações realizada pelas escolas da região. Foram realizadas monitorias, resolução de exercício, elaboração de materiais e listas de exercício com a orientação, instrução e acompanhamento do professor orientador do projeto e por palestras proferidas por professores da área pedagógica. Apesar da suspensão dos encontros presencias devido a pandemia do COVID-19 dificultar o processo de ensino-aprendizagem, concluiu-se que o impacto do projeto cresceu junto aos estudantes, pois neste cenário, as disparidades entre o ensino público e privado tem se acentuado e o papel motivador tem sido notório.

 

 

References

BORGES, José Leopoldino das Graças; CARNIELLI, Beatrice Laura. Educação e estratificação social no acesso à universidade pública. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 124, p. 113-139, 2005.

DOS SANTOS MATOS, Maurício et al. O impacto do Programa de Inclusão Social da Universidade de São Paulo no acesso de estudantes de escola pública ao ensino superior público gratuito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 93, n. 235, 2013.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. P.15-34. In: PIMENTA, Selma Garrido (org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.

Published

2021-04-03

How to Cite

de Barros, C. A., Soares, S. S., Pricinotto, G., Marciniuk, L. L., & Crespan, E. dos R. (2021). Projeto Solidário 29 de Abril – UTFPR – CM / April 29 Solidarity Project - UTFPR - CM. Brazilian Journal of Development, 7(4), 34151–34156. https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-054

Issue

Section

Original Papers