Projeto solidário 29 de Abril: um cursinho preparatório para o ENEM / April 29 solidarity project: a preparatory course for ENEM

Sara Silva Soares, Gustavo Pricinotto, Letícia Ledo Marciniuk, Estela dos Reis Crespan

Abstract


Reflete-se neste texto a respeito do acesso dos estudantes de escolas públicas do Ensino Básico ao ingresso nas instituições de ensino superior.  Atualmente, o Ensino Básico Nacional é continuamente criticado pela sua evasão e por sua demasiada carga de conteúdo.  O Ensino Médio, que são os três ou quatro últimos anos dessa etapa são ainda mais arduamente criticados, por se tratar de uma produção criada sem uma identidade muito bem definida e por se esvaziar na sua própria falta de moldura e contexto. Esse problema é gerado por esta expansão e a falta de capacitação e acompanhamento destes estudantes, para que os mesmos não sofram com a evasão do Ensino Médio. Para sanar essas questões, pensamos que um cursinho preparatório de forma voluntária e gratuita. Nesta perspectiva, articular os processos de ensino como uma possibilidade destes sujeitos a ingressar no curso superior. Neste sentindo, buscamos abrir um espaço na universidade para que estes estudantes também tenham a oportunidade de adentrar no Ensino Superior, e também conhecer o ambiente acadêmico.

 

 


Keywords


ENEM. Curso Pré-Vestibular. Educação Popular.

References


CASTRO, C. A. Cursinhos alternativos e populares: movimentos territoriais de luta pelo acesso ao ensino público superior no Brasil. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Ciências e Tecnologia. Unesp Presidente Prudente/SP. Presidente Prudente, 2005.

CORBUCCI, Paulo Roberto. Evolução do acesso de jovens à educação superior no Brasil: Texto para discussão / Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Brasília: Ipea, 2014.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTÍCA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PnadC) de 2018.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-052

Refbacks

  • There are currently no refbacks.