O centro de cultura negra do Maranhão no contexto das ações afirmativas / The maranhão black culture center in the context of affirmative action
Abstract
O presente artigo trata sobre as contribuições do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN-MA). Para atender ao desiderato, fazemos uma retrospectiva histórica desde a sua fundação em 1979 até início do século XXI. Nessa retrospectiva histórica, evidenciamos que o referido Centro foi fundado no contexto da criação do Movimento Negro Unificado do Estado de São Paulo que irradiou esse movimento social negro para outros estados brasileiros, incluindo dessa forma o Maranhão. À luz do exposto, o estudo evidencia que ao longo dos tempos o CCN-MA tem buscado contribuir com políticas e práticas pedagógicas que buscam mitigar os desníveis socio raciais da população afro-maranhense que quase sempre foram e são geradas pelo racismo.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
ANDRADE, Érina Ribeiro. Projeto Sonho dos Erês: os projetos de trabalho em uma instituição-não governamental. São Luís, 2008. 72f. Monografia de Conclusão de Curso de Pedagogia. UFMA,2008.
COSTA, Ana Maria Melo. A Gestão Educacional em entidades afro descendentes: um Estudo de Caso no Centro de Cultura Negra do Maranhão. São Luís, 2007. 62f. Monografia da Disciplina Projeto Educativo II. UFMA,2007.
GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Racismo e Anti-racismo no Brasil. São Paulo: Editora 34, 1999.
GOMES, Flávio. Negros e Política (1888-1937). Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
MARANHÃO. Constituição Estadual do Maranhão. São, Luís, 1989.
MATOS, Nathalia Cristinny C. Matos. Pedagogia de Projetos: experiências no Centro de Cultura Negra do Maranhão. São Luís, 2006, 45f. Monografia da Disciplina Projeto Educativo II. UFMA, 2006.
MOURA, Clóvis. Sociologia do Negro Brasileiro. São Paulo: Ática, 1988.
NASCIMENTO, Abdias do. Teatro Experimental do Negro: trajetórias e reflexões. Disponível em: . Acesso em: 17 mar. 2021.
SISS, Ahyas. Afro-Brasileiros, cotas e ação afirmativa: razões históricas. Rio de Janeiro: PENESB, 2003.
DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-030
Refbacks
- There are currently no refbacks.