O centro de cultura negra do Maranhão no contexto das ações afirmativas / The maranhão black culture center in the context of affirmative action

Antonio de Assis Cruz Nunes, Delma Josefa da Silva, Ana Beatriz Sousa Gomes, Liz Marina de Jesus Raposo Amaral, Clênia de Jesus Pereira dos Santos, Walter Rodrigues Marques, Sonia Luzia Nogueira da Fonseca, Marcos Aurelio dos Santos Freitas

Abstract


O presente artigo trata sobre as contribuições do Centro de Cultura Negra do Maranhão (CCN-MA). Para atender ao desiderato, fazemos uma retrospectiva histórica desde a sua fundação em 1979 até início do século XXI. Nessa retrospectiva histórica, evidenciamos que o referido Centro foi fundado no contexto da criação do Movimento Negro Unificado do Estado de São Paulo que irradiou esse movimento social negro para outros estados brasileiros, incluindo dessa forma o Maranhão. À luz do exposto, o estudo evidencia que ao longo dos tempos o CCN-MA tem buscado contribuir com políticas e práticas pedagógicas que buscam mitigar os desníveis socio raciais da população afro-maranhense que quase sempre foram e são geradas pelo racismo.


Keywords


Movimento Negro Unificado. Educação antirracista. Afro-maranhense. Políticas e práticas pedagógicas.

References


ANDRADE, Érina Ribeiro. Projeto Sonho dos Erês: os projetos de trabalho em uma instituição-não governamental. São Luís, 2008. 72f. Monografia de Conclusão de Curso de Pedagogia. UFMA,2008.

COSTA, Ana Maria Melo. A Gestão Educacional em entidades afro descendentes: um Estudo de Caso no Centro de Cultura Negra do Maranhão. São Luís, 2007. 62f. Monografia da Disciplina Projeto Educativo II. UFMA,2007.

GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Racismo e Anti-racismo no Brasil. São Paulo: Editora 34, 1999.

GOMES, Flávio. Negros e Política (1888-1937). Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

MARANHÃO. Constituição Estadual do Maranhão. São, Luís, 1989.

MATOS, Nathalia Cristinny C. Matos. Pedagogia de Projetos: experiências no Centro de Cultura Negra do Maranhão. São Luís, 2006, 45f. Monografia da Disciplina Projeto Educativo II. UFMA, 2006.

MOURA, Clóvis. Sociologia do Negro Brasileiro. São Paulo: Ática, 1988.

NASCIMENTO, Abdias do. Teatro Experimental do Negro: trajetórias e reflexões. Disponível em: . Acesso em: 17 mar. 2021.

SISS, Ahyas. Afro-Brasileiros, cotas e ação afirmativa: razões históricas. Rio de Janeiro: PENESB, 2003.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-030

Refbacks

  • There are currently no refbacks.