Semestres iniciais da licenciatura em matemática: um estudo de caso sobre as motivações que levam à evasão estudantil / Initial semesters of undergraduate mathematics: a case study on the motivations that lead to student dropout

Tayná Morais Grangeiro, Fernando Luís Vieira de Sousa

Abstract


Este estudo sobre evasão escolar nos semestres iniciais do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE, campus Juazeiro do Norte, caracterizou-se como uma pesquisa básica que visou identificar e analisar os principais motivos que conduzem os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do IFCE – campus Juazeiro do Norte à se evadir. A pesquisa visou encontrar respostas para questões, como: Por que formamos poucos alunos em matemática? Por que muitos entram e desistem logo em seguida? Por que outros persistem, por seis ou sete anos, alguns recuperando um sentido pessoal em fazer matemática, outros aparentando pouco entusiasmo e envolvimento? Para responder tais questões, seguimos os procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica (sobre cultura clássica e o ensino da matemática, evasão escolar); aplicação de questionário aos alunos dos semestres iniciais. Os dados coletados foram organizados em categorias motivacionais e analisados de forma quantitativa e qualitativa, fato que nos permitiu considerar que os principais fatores que motivam os alunos a desistirem do curso são dificuldades de aprendizagem, processo de ensino inadequado e problemas extraescolares como necessidade de trabalhar e pouco tempo para estudar.


Keywords


Matemática, Evasão, Motivação.

References


ARANHA, Maria Lúcia de Arruda, MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna,1988.

BRASIL/MEC. Escassez de professores no ensino médio: propostas estruturais e emergenciais. Brasília: MEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/escassez1.pdf

BUENO, José Lino. A Evasão de Alunos. Jornal da USP, Sâo Paulo, USP, 14 a 20 de junho de 1993.

RISTOFF, D. 1995. Evasão: exclusão ou mobilidade. Santa Catarina, UFSC. (mimeo)

BITTAR, Marilena et al. A evasão em um curso de Matemática em 30 anos. Em Teia| Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana-ISSN: 2177-9309, v. 3, n. 1, 2012.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-023

Refbacks

  • There are currently no refbacks.