A importância das visitas técnicas para a formação do aluno de farmácia: relato de experiência / The importance of technical visits for the formation of pharmacy students: an experience report

Ana Carolina Sousa Quaresma, Renilson Castro de Barros, Iago Kaue Simbah Pedrosa da Silva, Lucas dos Santos Nunes, Luan Victor Resque Ramos, Paulo Ricardo de Souza Melo, Nathalia Selma Carvalho Rocha, Maria Fâni Dolabela

Abstract


A formação do farmacêutico envolve aulas teóricas, práticas, estágios curriculares e extracurriculares. Devido a extensa jornada acadêmica (entre 4000 a 5500 h), muitas vezes, não é possível a inclusão de visitas técnicas para que o discente vivencie outras possibilidades profissionais. Deste modo, este trabalho tem como objetivo relatar as experiências vivenciadas durante as visitas técnicas que o grupo Pet-farmácia realizou no ano de 2019, bem como analisar a contribuição destas para a formação do aluno. Foram selecionadas duas empresas que atuam na área de produção de cosméticos em nível de grande indústria e local. Também foi incluído um laboratório de controle de qualidade de alimentos. Após as visitas técnicas, o grupo se reuniu e fez uma análise das experiências vivenciadas e contribuições para a formação. Em cada cenário, os alunos puderam observar o papel do farmacêutico e sua contribuição para a equipe. As realidades de uma empresa Nacional e Local são bastante diferentes, bem como as metas de produção e o tamanho da equipe envolvida, porém, em ambas empresas, o farmacêutico está envolvido na rotina da indústria. No caso do controle de qualidade de alimentos, o farmacêutico realiza as atividades analíticas e emite laudos técnicos. Vivenciar estas realidades de perto, permitiu ao grupo ampliar sua visão do exercício da profissão farmacêutica, que no estado do Pará atuam, principalmente, em farmácias comunitárias, hospitalares, análises clínicas e estética. Além disso, permitiu fazer uma conexão das atividades teórico-práticas com a realidade da produção de cosméticos e controle de qualidade de medicamentos. Em síntese, as visitas técnicas podem ser uma importante estratégia para apresentação de novas possibilidades profissionais e excelente cenário de aprendizagem.


Keywords


Visita técnica, Farmacêutico, Contribuições

References


ARTIGAS, A. Turismo educativo em Curitiba. In: Cadernos de Pesquisa Turismo. Faculdades Integradas Curitiba, 2002.

BRASIL. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Guia de controle de qualidade de produtos cosméticos. Brasília: Anvisa, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 2 de 19 de fevereiro de 2002. Institui diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Farmácia. Diário Oficial da União, Brasília, DF: CNE, 2002.

CARVALHAES, F. A. de. O.; BARBOSA, R. J.; SOUZA, P. H. G. F. de.; RIBEIRO, C. A. C. OS IMPACTOS DA GERAÇÃO DE EMPREGOS SOBRE AS DESIGUALDADES DE RENDA: Uma análise da década de 2000. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 29, n. 85, p. 79-98, junho, 2014.

CARVALHO, R. C. O; VIEIRA, S.; VIANA, M.S. Visitas técnicas: ensino-aprendizagem no curso de turismo. In: IX Seminário da Associação Nacional Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo. 2012, São Paulo. Anais. São Paulo: 2012. p.1-12.

PERES, J. A. Visitas técnicas: o ensino fundamental, médio e superior. João Pessoa: Meta-EGM, 2005.

PIRES, L. D. A carreira do farmacêutico gestor - administração farmacêutica.Net, jan. 2015. Seção Guia de Carreiras. Disponível em https://www.ictq.com.br/guia-de-carreiras/296-a-carreira-do-farmaceutico-gestor-administracao-farmaceutica. Acesso em 08 mar. 2021.

SANTOS, G. S. dos. A reforma da educação profissional e o ensino médio integrado: tendências e riscos. São Paulo, 2006. Disponível em http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt09-2565-int.pdf. Acesso em 09 Out. 2019.

VALÉCIO, M. de. A formação do farmacêutico no brasil e o que mercado espera desse profissional.Net, jul. 2016. Seção Guia de Carreiras. Disponível em https://www.ictq.com.br/guia-de-carreiras/492-a-formacao-do-farmaceutico-no-brasil-e-o-que-mercado-espera-desse-profissional-6. Acesso em 08 mar. 2021.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-022

Refbacks

  • There are currently no refbacks.