Modelagem em larga escala utilizando técnicas multi-declive em ambientes urbanos arborizados / Large-scale modeling using multi-declive techniques in urban wooded environments

Flaviane L. Silva, Wirlan G. Lima, André A. P. Carvalho, Fabrício J. B. Barros, Jasmine P. L. Araújo

Abstract


Há inúmeros desafios no planejamento de redes sem fio, visto que a predição da perda no percurso e consequentemente da potência recebida em um dado instante e local é complexo. Desse modo o sistema tem que ser projetado para funcionar sob condições de grande variabilidade, considerando as atenuações e interferências. E assim, a modelagem matemática do canal torna-se uma ferramenta eficiente nesse processo, uma vez que ela é prediz o nível médio do sinal recebido e as variabilidades em torno dele. Sabendo que o ambiente influencia diretamente a propagação do sinal e que modelos com vários expoentes de atenuação podem ser mais precisos frente aos modelos com apenas um expoente de atenuação (log-distance). Este trabalho propõe um modelo em larga escala ajustado com técnicas de multi-declive para ambientes urbanos arborizados, utilizando a cidade de Belém/Pa como cenário, com vias públicas potencialmente arborizadas como cidades amazônicas. Os resultados obtidos demonstram que o modelo proposto foi satisfatório para representar o ambiente em estudo, com RMSE no valor 2,93.


Keywords


Modelagem de Canal Sem Fio, Modelo de Atenuação Multi-Declive, Predição de Perda de Percurso, Ambiente Urbano Arborizado, RMSE.

References


INTERNATIONAL TELECOMMUNICATION UNION. ITU home page, ”World Telecommunication/ICT indicators database 2015”.

L. L. de A. MAIA, (2017). “Plataforma para Simulação e Análise de Mecanismos de Propagação em Canais Rádio Móveis Externos”. Dissertação (Mestrado em Telecomunicações) –Instituto Nacional de Telecomunicações de Santa Rita do Sapucaí.

L. L. de A. MAIA. "Caracterização da Atenuação Média em Área por Filtragem e por Regressão Multi-Declive" in SBrT, pp 72-76, Set. 2017.

Z. RAIDA, et al. ”Communication subsystems for emerging wireless technologies,” Radioengineering, vol. 21, no. 4, pp. 1036-1049, 2012.

T. S. RAPPAPORT, “Comunicações sem Fio: Princípios e Práticas”, 2nd ed, 2009. São Paulo, Brasil: Pearson Prentice Hall, Brasil

M. J. FEUERSTEIN, et al. “Path Loss, Delay Spread, and Outage Models as Functions of Antenna Height for Microcellular System Design”, in IEEE Transactions on Vehicular Technology, vol. 43, pp. 487-498, Aug 1994.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-817

Refbacks

  • There are currently no refbacks.