Estudo de tecnologias para o controle de eficiência energética em residências / Study of technologies for the control of energy efficiency in residences

Authors

  • Beatriz Nascimento Gomes Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Márlon Amaro Coelho Teixeira
  • Willian Pedrosa Maia

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-677

Abstract

 

1 INTRODUÇÃO

Mediante avanço da tecnologia, cada vez mais as indústrias se mobilizam para oferecer conforto e comodidade aos seus consumidores, seja em suas residências, nos seus trabalhos e em suas atividades do cotidiano, de forma geral.

A Automação Residencial consiste em integrar diferentes tecnologias a fim de se automatizar uma residência, oferecendo maior conforto e segurança ao consumidor. É importante considerar que não se trata de um futuro próximo, mas de uma realidade.

Além de se automatizar as tarefas corriqueiras, é essencial que se tenha uma utilização de energia eficiente, isto é, utilizar mecanismos que aumentem a eficiência do consumo. A energia elétrica, em si, é de alto custo. Desta forma, faz-se necessário o desenvolvimento de novas tecnologias de geração e, em conjunto, novas formas de controle para o usuário final para que ele possa minimizar o seu consumo.

Este trabalho se trata de propor arquiteturas utilizando tecnologias de baixo custo já existentes que possam ser aplicadas ao controle de eficiência energética residencial, permitindo que o usuário final visualize o seu consumo no mês.

 

2 MATERIAL E MÉTODOS

Para estabelecer qual arquitetura seria proposta, fez-se necessário discutir como essa nova tecnologia seria aplicada nas residências, aonde seria instalado todos os dispositivos coletados até a visualização do usuário de seu respectivo consumo.

  

O módulo de transmissão deve utilizar protocolos de comunicação simples, com baixas taxas de transmissão e baixo alcance, como o Bluetooth, pois as áreas residências normalmente são muito amplas, proporcionando um consumo mínimo de energia.

O Dispositivo Central possui um módulo de memória responsável, NVRAM, por armazenar os dados enviados pelos Dispositivos Coletores, evitando a perda de dados. Ele possui também um módulo de transmissão, para enviar os dados coletados para uma central de processamento.

Apenas o Dispositivo Central possui um módulo de armazenamento, pois os custos seriam mais elevados se cada Dispositivo Coletor possuísse uma memória. Além disso, os Dispositivos Coletores não possuindo memória e se comunicando exclusivamente com o Dispositivo Central, propicia a construção de equipamentos extremamente simples, o que reduz os custos de implantação e o consumo de energia do equipamento.

O módulo de transmissão do Dispositivo Central utiliza protocolos wireless mais sofisticados, como Bluetooth ou 802.11. A utilização destes protocolos é necessária, pois este módulo será capaz de se comunicar com uma central de processamento como um computador, por exemplo.

Ao todo, serão 4 fases, partindo da coleta de dados até a visualização do usuário de seu respectivo consumo

Para a coleta dos dados – será coletada nos dispositivos coletores - será necessário utilizar um Sensor de Voltagem CA-CC, que converterá a corrente alternada, recebida do equipamento, para corrente contínua, provida pelos hardwares; e os Sensores de Corrente.

Para a transmissão - dos dispositivos coletores para o dispositivo central - dos dados será utilizado um protocolo de transmissão simples, Bluetooth, pois o mesmo tem baixo alcance, baixa taxa de transmissão, baixo custo e minimiza o consumo de energia.

 Para o armazenamento desses dados será utilizada uma memória NVRam, pois esta é uma memória não-volátil, ou seja, em uma queda de energia por exemplo, ela não perde seus dados. O dispositivo responsável pelo armazenamento será o Dispositivo Central que também terá o protocolo de transmissão para enviar para o usuário, terminando assim o ciclo.

A visualização do usuário será através de um software que lerá todos os dados e irá mostrar ao usuário, através de uma interface gráfica.

 

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Neste trabalho foi apresentada uma arquitetura para controle de energia em uma residência. Ela utiliza dois equipamentos principais, o Dispositivo Central, com capacidade de armazenamento e comunicação com um computador e os Dispositivos Coletores, mais simples e que se comunicamos com o Dispositivo Central. A arquitetura utiliza equipamentos projetados para ter um baixo custo e baixo consumo, favorecendo sua implantação na maioria das residências.

References

ALVES, José Augusto and Mota, José. (2003) “Casas inteligentes”, Centro Atlântico.

BOLZANI, Caio Augustus Morais. (2010) “Analise de Arquitetura e Desenvolvimento de uma Plataforma para Residências Inteligentes”, Tese, São Paulo.

FLORES, António Manuel L. Quadros. (2005) “A criação de valor no binómio: “casa inteligente” /consumidor”, 9th Spanish Portuguese Congress on Electrical Engineering.

SGARBI, Julio André. (2007). “Domótica inteligente: automação residencial baseada em comportamento”, Dissertação, São Bernardo do Campo.

TEZA, Vanderlei Rabelo. (2002) “Alguns aspectos sobre a automação residencial – Domótica”, Dissertação, Florianópolis.

Published

2021-03-25

How to Cite

Gomes, B. N., Teixeira, M. A. C., & Maia, W. P. (2021). Estudo de tecnologias para o controle de eficiência energética em residências / Study of technologies for the control of energy efficiency in residences. Brazilian Journal of Development, 7(3), 30674–30677. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-677

Issue

Section

Original Papers