O patrimônio cultural e as políticas públicas para o centro histórico de São Luís do Maranhão / Cultural heritage and public policies for the historical center of São Luís do Maranhão

Walter Rodrigues Marques, Vânia Pimentel Silva, Ângela Ribeiro Casas Nova de Sousa, Marília Cristine Valente Viana, Aline Ribeiro Casas Nova de Sousa, Eliane Cristina Leite dos Santos, Sílvia Helena Maciel, Sílvia Teresa de Jesus Pereira Dutra

Abstract


O presente trabalho tece algumas considerações sobre a constituição e transformação da cidade de São Luís em Patrimônio Cultural da Humanidade. Isso se deu devido às características que possuía a dotava como espaço especial e de relevância para a humanidade como assim foi reconhecida pela UNESCO em 1997. São feitas algumas considerações sobre as divergências entre algumas datas e fatos, mas o foco principal é a forma como se deu a trajetória do reconhecimento do acervo arquitetônico e titulação à altura de sua importância, enfatizando as políticas públicas para sua efetivação. Também são explicitados os conceitos e definições do que seja patrimônio, buscando na história a necessidade de denominá-lo. Acrescenta-se ao proposto a necessidade de integrar aos conhecimentos escolares ou ao currículo a história da cidade e do Estado como forma de aprendizado para a preservação por meio da educação patrimonial. A integralização se daria pela inserção dos alunos nos contextos museológicos, centros culturais e de galerias e incluindo-se as manifestações culturais.


Keywords


Patrimônio cultural, Políticas públicas, Conjunto arquitetônico, Conservação e preservação.

References


AIRES, Elaine. Interesses políticos nas cenas do patrimônio histórico-cultural: o caso de São Luís, “Patrimônio da Humanidade”. Outros Tempos, São Luís, Vol. 01, esp., p. 146-166, 2007. Disponível em http://www.outrostempos.uema.br/vol_especial/dossieespecialart09.pdf l> Acesso em 28 jul.2015.

BOGÉA, Kátia Santos; RIBEIRO, Emanuela Sousa; BRITO, Stella Regina Soares de. Arquitetura e arte religiosa no Maranhão. São Luís: 3ª Superintendência Regional /IPHAN, 2008.

BRASIL. Caderno “Diretrizes Gerais para o Plano Nacional de Cultura”. Brasília, agosto de 2008. Disponível em: .

CAFETEIRA, Epitácio. Reviver. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1994.

COSTA, Vinícius Dino Fonseca de Castro e. A Invenção do Centro Histórico de São Luís (MA): momentos

decisivos. In: Dossiê Arte do Carnaval Arquivos do CMD, Volume 6, n.1. p. 203-226, Jul/Dez 2017.

FORTES, Raimunda. A obra escultórica de Newton Sá. São Paulo: Siciliano, 2001.

FERREIRA, José Heleno. A cidade como espaço de educação patrimonial: O direito à história e à memória. In: Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 3, p. 13802-13816, mar. 2020.

GARCÍA CANCLINI, Nestor. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução Heloísa Pezza Cintrão, Ana Regina Lessa. 4 ed. 6 reimp. São Paulo: Edusp, 2013.

GIRÃO, Cláudia. Arte e Patrimônio. Revista do patrimônio histórico e artístico nacional, nº 29/2001. Olhar o Brasil, (org.) Sebastião Uchoa Leite.

MARQUES, Walter Rodrigues. Ruínas: São Luís - Patrimônio Cultural da Humanidade: o acervo arquitetônico e o descaso com a memória de um povo. In: X ENCONTRO HUMANÍSTICO, 2010, São Luís, Resumos... São Luís: UFMA, 2010, p. 366.

MARQUES, Walter Rodrigues. Ruínas: São Luís - Patrimônio Cultural da Humanidade: o acervo arquitetônico e o descaso com a memória de um povo. In: XIV ENEARTE ENCONTRO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE ARTE, 2010, Ouro Preto: UFOP, 2010.

MENDES, Claudiceia Silva. Centro histórico da cidade de São Luís do Maranhão: da degradação a patrimônio cultural da humanidade. In: Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 3, p. 12537-12556, mar. 2020.

VENANCIO, Marluce Wall de Carvalho. A Invenção do Centro Histórico de São Luís, Maranhão. Universidade Estadual do Maranhão, 2004.

SILVA, João Ricardo Costa. Políticas públicas no Centro Histórico de São Luís: as etapas do processo de intervenções urbanística. In: IV JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS: neoliberalismo e lutas sociais: perspectivas para as políticas públicas, 2009, São Luís, Resumos... São Luís: UFMA, 2009. Disponível em: http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinppIV/%C3%8DNDICE%20EIXO%20IDENTIDADE.htm Acesso em 02 out. 2015.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-619

Refbacks

  • There are currently no refbacks.