Parâmetros genéticos e seleção genotípica em arroz de terras altas / Genetic parameters and genotype selection in upland rice

Authors

  • Yasmin Vasques Berchembrock Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Rodrigo Teixeira de Carvalho Botelho
  • Felipe Pereira Cardoso
  • Amanda Mendes de Moura
  • Camila Soares Cardoso da Silva
  • Antonio Rosário Neto
  • Flávia Barbosa Silva Botelho
  • Silvino Guimarães Moreira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-498

Keywords:

Oryza sativa, ganho de seleção, melhoramento genético.

Abstract

Para a sustentabilidade do arroz de terras altas e expansão da área de cultivo, é necessário a obtenção e utilização de cultivares mais produtivas e de grãos com alta qualidade. Para tanto, é necessário a avaliação dos genótipos com alto potencial, considerando os parâmetros genéticos e a interação genótipos x ambientes para identificar aqueles mais adaptados. Dentro dos programas de melhoramento a obtenção das estimativas dos parâmetros genéticos e fenotípicos, ganhos genéticos e do progresso ao longo dos anos são essenciais a fim que se possa avaliar a eficiência do programa na condução e seleção das populações.  Diante do exposto, objetivou-se estimar os parâmetros genotípicos e fenotípicos a fim de verificar a eficiência de seleção de genótipos, visando a obtenção de cultivares superiores no programa de melhoramento de arroz de terras altas da UFLA. Os experimentos do Ensaio de Rendimento de Família (ERF) foram conduzidos no município de Lavras – MG, na Universidade Federal de Lavras, durante as safras 2015/2016, 2016/2017 e 2017/2018.  O delineamento foi de blocos casualizados com duas repetições e parcelas constituídas por duas linhas de 3,0 m. Foram avaliadas as seguintes características produtividade de grãos (kg.ha-1) e número de dias decorridos do plantio ao florescimento. Verificou-se a eficiência na seleção de progênies dos Ensaios de Rendimento de Famílias do programa de melhoramento genético de arroz de terras altas com ganhos ao longo das safras de 187,6 kg.ha-1, para produtividade de grãos e redução no número de dias para o florescimento.

References

Cazassa, R. S., Tomé, L. M., de Lima, I. P., Botelho, F. B. S., Moura, A. M., de Sousa Reis, M., & de Oliveira, T. V. S. (2019). Herdabilidade como peso econômico na aplicação de índices de seleção no melhoramento de arroz. Brazilian Journal of Development, 5(9), 14644-14651.

COSTA, R.B.; RESENDE, M.D.V.; CONRINI, A.Z.; REGO, F.L.H.; ROA, R.A.R.; MARTINS, W.J. Avaliação genética de indivíduos de erva-mate (Ilexparaguariensis St. Hil.) na região de Caarapó, MS, pelo procedimento REML/BLUP. Ciência Florestal, Santa Maria, v. 15, n. 4, p. 371-376, 2002.

CRUZ,

De Lima, I. P., Botelho, F. B. S., da Silva, C. S. C., Neto, A. R., Berchembrock, Y. V., Cardoso, F. P., ... & de Castro, A. P. (2020). Potencial genético de linhagens de arroz de terras altas pertecentes ao programa de melhoramento da Universidade Federal de Lavras–melhor arroz. Brazilian Journal of Development, 6(1), 1706-1713.

Food and Agriculture organization of the United Nations (FAO). Disponível em <http://www.fao.org/economic/est/publicaciones/publicaciones-sobre-el-arroz/seguimiento-del- mercado-del-arroz-sma/es/>. Acesso em maio 2018.

Food and Agriculture organization of the United Nations (FAO) - OECD. Disponível em <http://www.fao.org/3/a-i4738e.pdf/>. Acesso em janeiro 2018

FERREIRA, D. F. (2011). Sisvar: A computerstatisticalanalysis system. Ciência e Agrotecnologia, 35(6), 1039-1042.

MOURA, Amanda Mendes de. Eficiência da seleção de genótipos de arroz de terras altas via modelos mistos. 2017. 43 f. Dissertação (Mestrado em Fitotecnia) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG, 2017.

RAMALHO, M. A. P.; ABREU, Â. F. B.; SANTOS, J. B.; NUNES, J. A. R. Aplicações da genética quantitativa no melhoramento de plantas autógamas. Lavras: Universidade Federal de Lavras, 2012. 522 p.

RESENDE, M. D. V.; DUARTE, J. B. Precisão e controle de qualidade em experimentos de avaliação de cultivares. 2007.

R CORE TEAM (2014). R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. URL http://www.R-project.org/.

Published

2021-03-19

How to Cite

Berchembrock, Y. V., Botelho, R. T. de C., Cardoso, F. P., de Moura, A. M., da Silva, C. S. C., Neto, A. R., Botelho, F. B. S., & Moreira, S. G. (2021). Parâmetros genéticos e seleção genotípica em arroz de terras altas / Genetic parameters and genotype selection in upland rice. Brazilian Journal of Development, 7(3), 28087–28095. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-498

Issue

Section

Original Papers