Desenvolvimento de uma mão robótica construída com manufatura aditiva e tecnologia open source controlada a partir de estímulos musculares / Development of a robotic hand constructed with additive manufacture and controlled open source technology from muscle stimulus

Francisco Marcelino Almeida de Araújo, Francisco Vinicius Teles Rocha, Amanda da Silva Souza, Matheus Araújo Dantas

Abstract


Segundo os dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010, verificou-se que o Piauí possuía em torno de 27,59% de sua população com algum tipo de deficiência física, representando assim, mais de 860 mil pessoas. Visando a busca de recursos para promover uma vida longa e saudável, nos últimos anos houve um grande avanço tecnológico das ciências em geral. Um destes avanços é o uso de próteses como parte da reabilitação de pacientes amputados. Pode-se caracterizar próteses como dispositivos destinados a complementar a ausência de um membro ou parte dele. Entretanto, por conta de seu custo, em muitos casos, torna-se inacessível a aquisição de uma prótese por parte da população. Diante disto, este trabalho visa o desenvolvimento de uma prótese construída a partir de manufatura aditiva para amputação transradial em forma de uma mão robótica antropomórfica de baixo custo controlada a partir de estímulos musculares utilizando-se de tecnologia open source.

 

 


Keywords


Prótese, Amputação, Arduino, Tecnologia Assistiva.

References


BERGO, Maíra Frizzi; BAZANELLI PREBIANCHI, Helena. Aspectos emocionais presentes na vida de pacientes submetidos à amputação: uma revisão de literatura. Psicologia: Teoria e Prática, v. 20, n. 1, 2018.

MATOS, Denise Regina; NAVES, Juliana Fakir; DE ARAUJO, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira. Ajustamento psicossocial de pessoas com amputação. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 29, n. 3, p. 288-292, 2018.

HAAG, Andréia et al. PERFIL DOS AMPUTADOS DE MEMBROS INFERIORES EM UM SERVIÇO DE REABILITAÇÃO FÍSICA. Anais do Seminário Científico do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da UNISC, 2019.

ZONTA, Sérgio Junior et al. AMPUTADOS DE MEMBRO INFERIOR ATENDIDOS EM UM SERVIÇO DE REABILITAÇÃO FÍSICA. In: 6º Congresso Internacional em Saúde. 2019.

FERNANDES, Leticia Luzia dos Santos. Causas de amputações de membros superiores e inferiores de usuários em um serviço de reabilitação física. 2019.

DINIZ, Iraktania Vitorino et al. Fatores associados à amputação não traumática em pessoas com Diabetes Mellitus: um estudo transversal. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 21, 2019.

DA CUNHA BERGO, Maíra Frizzi; BAZANELLI PREBIANCHI, Helena. Aspectos emocionais presentes na vida de pacientes submetidos à amputação: uma revisão de literatura. Psicologia: Teoria e Prática, v. 20, n. 1, 2018.

BRASIL, Matheus Luiz et al. AMPUTAÇÃO: O ENFRENTAMENTO FRENTE À CONDIÇÃO FÍSICA E PSICOLÓGICA. ANAIS CONGREGA MIC, p. 498-499, 2017.

GIORDANO, Caio Mezzeti; DE SENZI ZANCUL, Eduardo; RODRIGUES, Vinícius Picanço. Análise dos custos da produção por manufatura aditiva em comparação a métodos convencionais. Revista Produção Online, v. 16, n. 2, p. 499-523, 2016.

NASCIMENTO, Allan Andre do. Tendências tecnológicas em prototipagem rápida e manufatura aditiva. 2013.

VOLPATO, Neri. Manufatura aditiva: tecnologias e aplicações da impressão 3D. Editora Blucher, 2017.

De Sá Ferreira, Arthur; Guimarães, Fernando Silva; SILVA, Julio Guilherme. Aspectos metodológicos da eletromiografia de superfície: Considerações sobre os sinais e processamentos para estudo da função neuromuscular. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 31, n. 2, p. 11-30, 2010.

ORTOPEDIAMATHIAS, Produtos. Disponível em: http://www.ortopediamathias. com. Acessado em: 05/08/2020.

OTTOBOCK, Produtos e próteses. Disponível em: http://www.ottobock.com.br. Acessado em: 05/08/2020.

AIRES, Margarida de Mello. Fisiologia. In: Fisiologia Guanabara Koogan, 2012. Afonso, Carla et al. Amputações e Malformações Congênitas do Membro Superior na População Pediátrica-Revisão de 27 Anos. Revista da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, v. 17, n. 1, p. 26-29, 2009.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-480

Refbacks

  • There are currently no refbacks.