O Uso Do Geoprocessamento Para Análise e Diagnóstico De Problemas Sociais Ocasionados Pela Topografia Da Vila Buraco Da Coruja Do Município De Contagem - MG / The Use Of Geoprocessing For Analysis And Diagnosis Of Social Problems Occasioned By The Topography Of Vila Buraco Da Coruja In The Municipality Of Contagem – MG

Authors

  • Márcia Gouveia de Oliveira Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Margarete Aparecida Pereira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-473

Keywords:

Geoprocessamento, mapas, camadas.

Abstract

O trabalho teve como objetivo realizar e apresentar a importância do uso do geoprocessamento para análise e diagnóstico de problemas ocasionados pela topografia da Vila Buraco da Coruja localizada no município de Contagem – MG. No decorrer do estudo será apresentado os resultados obtidos a partir da elaboração dos mapas através das camadas (também conhecidas como shapes) de informações, cedidas pelas secretarias competentes do município, utilizando o software ArcGis. A partir de então, será possível diagnosticar os possíveis riscos que à população da Vila está suscetível e sugerir futuras melhorias para a região.

Assim sendo, será utilizado as informações fornecidas pelas secretarias competentes para a renovação de um plano de risco já existente da região. O estudo foi realizado com auxílio de materiais já existentes de intervenções já realizadas na área, por outros órgãos do município.  Essa Vila, ficou conhecida pela denominação Buraco da Coruja, por apresentar semelhança com a referência. Devido a topografia da região, a Vila apresenta áreas de risco, principalmente de escorregamento, inundação e erosão, também influenciados pela ausência de drenagem.

Para o mapeamento das áreas de riscos, será utilizado o geoprocessamento como principal ferramenta para a obtenção dos resultados, através desse, é possível recorrer a mapas elaborados através de camadas e assim diagnosticar áreas que sofrem riscos com a grande instabilidade do solo, neste caso, devido à alta declividade da região de estudo. O geoprocessamento tornou-se essencial para a realização de uma administração pública assertiva, pois o mesmo possibilita a realização e a determinação de áreas que necessitam de intervenções rápidas ou a longo prazo, tendo o auxílio de camadas de infraestrutura e ortofotos. 

Portanto, o trabalho de conclusão de curso visa a realização de um estudo de caso de uma área que apresenta grande declividade, a Vila Buraco da Coruja será analisada através das informações cedidas pelas Secretarias competentes do Município, e para a obtenção de informações para os resultados, será utilizado o auxilio de mapas realizados unicamente para o diagnóstico de problemas enfrentados pela da área da Vila, e assim, oferecer possíveis alternativas para  melhor a qualidade de vida dos moradores da região e através do diagnóstico da área, possibilitar que futuras intervenções sejam realizadas nos focos que necessitam de atenção.

References

- BBC NEWS. Deslizamento em Niterói pode ter deixado 200 soterrados. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2010/04/100408_niteroi_deslizamento_dg>. Acesso: 08 de abril de 2018 às 21:50.

- CARDOSO, V. P. Um olhar geográfico sobre as ocupações irregulares na cidade brasileira. Ijuí, 2012.

- CERRI, L. E. S. & AMARAL, C. P. 1998. Riscos Geológicos. In: BRITO, S. N. A.; OLIVEIRA, A. M. S. Geologia de Engenharia. ABGE, São Paulo, 1998.

- COELHO, André. Sistema de Informações Geográficas (SIG) como suporte na elaboração de Planos Diretores Municipais. Instituto de Geografia. Uberlândia, v. 10, n. 30, jun. 2009, p.93-110.

- FERREIRA, C.C.M. Zoneamento agroclimático para implantação de sistemas agroflorestais com eucaliptos, em Minas Gerais. Viçosa: UFV, 1997. 158p. Dissertação Mestrado

- FITZ, Paulo Roberto. Geoprocessamento sem Complicação. São Paulo, Ed. Oficina de Textos, 2008.

- FURTADO, Janaína, et.al. Capacitação Básica em Defesa Civil. Universidade Federal de Santa Catarina e Centro Universitário de Estudos e Pesquisas de Desastres. Florianópolis, 2013.

- GESTÃO E MAPEAMENTO DE RISCOS SOCIAIS. Ministério das Cidades. Curso de Capacitação.

- IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Dia Nacional da Habitação: Brasil tem 11,4 milhões de pessoas vivendo em favelas. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/15700-dados-do-censo-2010-mostram-11-4-milhoes-de-pessoas-vivendo-em-favelas >. Acesso em: 07 de abril de 2019 às 21:45.

- IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. População em áreas de risco no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/geociencias-novoportal/organizacao-do-territorio/tipologias-do-territorio/21538-populacao-em-areas-de-risco-no-brasil.html?=&t=o-que-e.

- Introdução a geotecnologia. Programa de Qualificação e Gestão Ambiental. (Sem data).

-NASCIMENTO, Luciana. O uso do geoprocessamento na regularização fundiária e urbanística. Programa de Pós-Graduação em Geografia Física. São Paulo, 2008.

- Plano Diretor do Município de Contagem. Lei complementar nº 248 de janeiro de 2018.

- Plano Municipal de Redução Pde Risco de Contagem. Prefeitura Municipal de Contagem.

- ROMANI, Andrea; et.al. Programa de qualificação e gestão ambiental. Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM.

- SILVA, Jorge. O que é Geoprocessamento? Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

- SOARES, Denis. Geoprocessamento como ferramenta de análise do risco ao carreamento de sólidos para o rio Paraibuna em Juiz de Fora – MG. Anais XII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Goiânia, Brasil, 16-21 abril 2005, INPE, p. 2375-2382.

- TOMINAGA L., SANTORO, J.; AMARAL, R. Desastres Naturais – Conhecer para prevenir. Instituto Geológico Secretaria do Meio Ambiente Governo do Estado de São Paulo. São Paulo, 2009.

- VAZ, Dirley. Alterações climáticas, riscos ambientais e problemas de saúde: breves Considerações. Universidade de Coimbra, maio de 2010.

- ROCHA, Vicente; VIEIRA, Maria. A ESTRUTURAÇÃO URBANA DE CONTAGEM: Evolução e quadro atual. Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano/SMDU – Prefeitura Municipal de Contagem. Coleção Plano Diretor, VII, 1993.

Published

2021-03-18

How to Cite

de Oliveira, M. G., & Pereira, M. A. (2021). O Uso Do Geoprocessamento Para Análise e Diagnóstico De Problemas Sociais Ocasionados Pela Topografia Da Vila Buraco Da Coruja Do Município De Contagem - MG / The Use Of Geoprocessing For Analysis And Diagnosis Of Social Problems Occasioned By The Topography Of Vila Buraco Da Coruja In The Municipality Of Contagem – MG. Brazilian Journal of Development, 7(3), 27812–27825. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-473

Issue

Section

Original Papers