Pistas para a compreensão das territorialidades Waiwai: evangelização / Clues for the understanding of Waiwai territorialities: evangelization

Patrícia Vieira Coelho, Rafael Sá Rego de Azevedo

Abstract


O presente artigo é uma adaptação do capítulo “Evangelização” do trabalho de conclusão de curso “Pistas para a compreensão das transformações na territorialidade do povo Waiwai” em Geografia na Universidade Federal Fluminense. O departamento de Geografia da UFF, através do NEPAN (Núcleo de Pesquisas Amazônicas) desenvolve projetos em Oriximiná, Pará. Um dos projetos desenvolvidos foi o GPA (Geografia da Produção Alimentar), que derivou o projeto multidisciplinar “Desenvolvimento participativo de arte e cultura no Território Quilombola Mãe Domingas e na Terra Indígena Trombetas-Mapuera do Alto Trombetas no município de Oriximiná-PA”. Esse projeto teve duas idas a campo, para desenvolver um trabalho de valorização da tradição oral e educação ambiental em duas comunidades quilombolas (Mãe Domingas e Tapagem) e duas aldeias indígenas (Kwanamari e Mapuera). Através da participação nesses projetos cresceu o interesse pela temática indígena, principalmente com os Waiwai, que foram evangelizados no séc. XIX. A evangelização de um povo indígena é, em diferentes aspectos, um tema bastante complexo, nesse sentido esse trabalho procura compreender o processo de evangelização e as práticas dos missionários norte americanos, bem como procura compreender as territorialidades assumidas pelos Waiwai.

Keywords


Evangelização; indígena; Waiwai

References


BARBOSA, Ariosmar. Economia Indígena em Áreas de Florestas na Amazônia: O Caso dos Índios Waiwai no Sul de Roraima. Porto Alegre, 2011.

FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO. http://www.funai.gov.br/. Último acesso em 01/04/2018.

FERREIRA DE SOUZA, Alfredo. Entre escritas e as Escrituras: práticas letradas nas missões protestantes junto aos Waiwai (1948-1984). 2008. 355p. Tese (Doutorado em História Social). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

HOWARD, Catherine Vaughan. A Domesticação das Mercadorias: Estratégias Waiwai. In: ALBERT, Bruce; RAMOS, Alcida Rita (Orgs.). Pacificando o branco: cosmologias do contato no Norte-Amazônico. São Paulo: Unesp, 2002.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. http://www.ibge.gov.br/home/. Último acesso em: 05/09/2017

INSTITUTO SOCIOAMBIENTAL. Povos Indígenas no Brasil: http://pib.socioambiental.org/pt. Último acesso em 01/10/2017.

DOWDY, Homer. O Pajé de Cristo. Tradução: Fausto Camargo César. São Paulo: Editora Sepal. 1997.

OLIVEIRA, Leonor Valentino de. O cristianismo evangélico entre os Waiwai: alteridade e transformações entre as décadas de 1950 e 1980. 2010. 129p. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social). UFRJ/Museu Nacional/PPGAS, Rio de Janeiro, 2010.

PEREIRA, Maria Denise Fajardo. Catolicismo, protestantismo e conversão: o campo de ação missionária entre os Tiriyó. In: WRIGHT, Robin. (Org.) Transformando os Deuses: Os múltiplos sentidos da conversão entre os povos indígenas no Brasil. Campinas: Unicamp, 1999.

QUEIROZ, Rubens Caixeta de. A saga de Ewká: epidemias e evangelização entre os Waiwai. In: WRIGHT. Robin M. (org.). Transformando os deuses: os múltiplos sentidos da conversão entre os povos indígenas no Brasil. Campinas: Editora da Unicamp, 1999.

SCHULER ZEA, Evelyn. (Trans)fomações Waiwai. In: BARBOSA, Reinal Imbrósio; MELO, Valdinar Ferreira. Roraima: homem, ambiente e ecologia. Boa Vista: FEMACT, 2010.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv4n5-266

Refbacks

  • There are currently no refbacks.