Avaliação da absorção de água e índice de vazios de argamassas incorporadas com politereftalato de etileno / Evaluation of water absorption and void index of mortars incorporated with polyethylene terephthalate

Authors

  • Ana Maria Gonçalves Duarte Mendonça
  • Loredanna Melyssa Costa de Souza
  • Conrado César Vitorino Pereira da Silva
  • Valter Ferreira de Sousa Neto
  • Thamires Dantas Guerra
  • Camila Gonçalves Luz Nunes
  • Pedro Henrique dos Santos Pereira
  • Erika Vitória de Negreiros Duarte

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-407

Keywords:

Argamassa, resíduo, propriedades.

Abstract

Nos últimos anos tem sido recorrente a preocupação dos países com questões relacionadas ao meio ambiente visto que há um consumo excessivo e ineficiente dos recursos naturais. Com isso, todos os seguimentos da sociedade procuram reduzir de alguma forma esse consumo. As argamassa são misturas homogênea de aglomerante, água e agregado miúdo, podendo ainda existir a presença de aditivos, são materiais utilizados na construção civil, possuem altas propriedades de aderência e endurecimento. Este trabalho tem como objetivo principal avaliar a absorção de água e verificar e o índice de vazios de argamassas incorporadas com Politereftalato de etileno nos teores de 20% e 30% em substituição ao agregado miúdo. Foram moldados corpos de prova nas dimensões de 5 cm x 10 cm para avalição da absorção de água por imersão e índice de vazios. Observou-se que a incorporação que apresentou melhor desempenho foi a correspondente a 30% PET, pois as argamassas não apresentaram divergências considerativas para as propriedades avaliadas em relação às argamassas de referência.

 

 

References

AGOPYAN, V; JOHN, V. M. O Desafio da Sustentabilidade na Construção Civil. Ed. Edgard Blucher, v.5, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. (1997) NBR 7215. Determinação da resistência à compressão. Rio de Janeiro/RJ: ABNT

____ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. (2005) NBR 9778.

Argamassa e concreto endurecidos - Determinação da absorção de água por imersão - Índice de vazios e massa específica. Rio de Janeiro: ABNT.

____ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. (2005), NBR 13281 Argamassa para assentamento e revestimento de assentamento, Rio de Janeiro: ABNT.

MENDONÇA, A. M. G. D; MONTEIRO H. B. S; CHAGAS FILHO, M. B. Avaliação das resistências de concretos com adição de resíduo oleoso da indústria de e & p de petróleo sob influência da umidade. In: X Congresso de Iniciação Científica da UFCG, 2013.

MODRO, N. L. R. Desenvolvimento e Caracterização de Concreto de Cimento PorlandContendo Resíduos Poliméricos de PET. 2008. Tese de Doutorado. Dissertação deM. Sc., UNIVILLE, Joinville, SC, Brasil, 2008.

RESENDE, Paulo Sérgio de Oliveira et al. Efeito do Ar Incorporado em Argamassas de Revestimentos. 2010.

VAZ, Camila Escaramusa. Avaliação de desempenho de argamassa modificada: com areia de pet. 2016.

Published

2021-03-16

How to Cite

Mendonça, A. M. G. D., de Souza, L. M. C., da Silva, C. C. V. P., Sousa Neto, V. F. de, Guerra, T. D., Luz Nunes, C. G., Pereira, P. H. dos S., & Duarte, E. V. de N. (2021). Avaliação da absorção de água e índice de vazios de argamassas incorporadas com politereftalato de etileno / Evaluation of water absorption and void index of mortars incorporated with polyethylene terephthalate. Brazilian Journal of Development, 7(3), 26877–26887. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-407

Issue

Section

Original Papers