A geografia agrária no brasil: Observações acerca do campesinato e capitalismo / Agrarian Geography in Brazil: Observations on the peasantry and capitalism

Alexander Campos Ferreira

Abstract


O artigo que segue aborda as questões relacionadas à Geografia Agrária no Brasil, dando ênfase à discussão acerca do Campesinato e Capitalismo na contemporaneidade, a questão agrária, e seus respectivos embates no contexto sócio-político-econômico-cultural. Foram buscados referenciais bibliográficos de autores que discutiram e contribuíram para os estudos e pesquisas relacionadas à geografia agrária, e na formação do conceito ao longo da história, na tentativa de compreender todo esse processo amplo, complexo e contraditório dentro dessa conjuntura adversa.


Keywords


Geografia Agrária, Campesinato, Agricultura, Capitalismo, Brasil.

References


CASTRO, Josué de. Sete Palmos de terra e um caixão. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1967.

FELICIANO, M. Jorge. Contribuição ao debate paradigmático da questão agrária e do capitalismo agrário. Presidente Prudente, 2011.

FERREIRA, Darlene A. de Oliveira. Geografia Agrária no Brasil: Conceituação e periodização. São Paulo: Terra Livre, 2001.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Agricultura Camponesa e, ou agricultura familiar. São Paulo: Nera, 2000.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Geografia Agrária: perspectivas no início do século XXI. Ariovaldo Umbelino de Oliveira e Marta Inez Medeiros Marques (org.). São Paulo: Editora Casa Amarela, 2003.

SHANIN, Teodor. A Definição do Camponês: Conceituações e Desconceituações – O velho e o novo em discussão marxista. Presidente Prudente: Revista Nera, 2005.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-305

Refbacks

  • There are currently no refbacks.