A avaliação da aprendizagem e seus instrumentos: um desafio à mudança da prática docente em uma escola do município de Abaetetuba-PA / Learning assessment and its instruments: a challenge to changing teaching practice in a school in the city of Abaetetuba-PA

Carlos Fernando da Costa Barbosa, Oselita de Figueiredo Corrêa, José Francisco da Silva Costa, Tatiane Cardoso de Souza, Gracielma Mesquita Vasconcelos, Maria da Conceição Barreto Pinheiro, Eliane Sueli Araújo Nery, Jonata da Trindade Ferreira

Abstract


O objetivo desse artigo é analisar a avaliação da aprendizagem e seus instrumentos: um desafio à mudança da prática docente em uma escola estadual do município de Abaetetuba-PA. A sua importância e contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia utilizada neste trabalho está vinculada a uma abordagem teórico bibliográfica e aplicação e analise de questionários aplicados junto ao corpo docente da escola e aos alunos do terceiro ano do ensino médio da referida escola. A pesquisa nos possibilitou vivenciar a utilização das práticas avaliativas hoje vigentes dentro do ambiente escolar e seus impactos no processo de ensino aprendizagem, assim como as novas propostas de avaliação em especial a avaliação diagnóstica pode contribuir como instrumento facilitador da relação professor-aluno-aprendizagem, tornando o processo de ensino-aprendizagem algo mais natural e menos desgastante para as pessoas envolvidas. Logo, a utilização de tal processo avaliativo é uma forma de aproximar os alunos do contexto social onde vivem o que pode proporcionar maior interesse e maior absorção dos conteúdos ministrados nas aulas, tendo em vista que esses momentos de aprendizagem se tornam mais atraentes, podendo assim gerar nos alunos um desejo maior de aprender os conteúdos propostos pelo professor.

 

 


Keywords


Avaliação da Aprendizagem, Avaliação Diagnóstica, Ensino-aprendizagem.

References


ARAUJO, J. E. N. R. de. Avaliação escolar x repetência e os reflexos do sistema educacional no desenvolvimento de adolescentes: Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 27/04/2018.

BRASIL, Ministério da Educação. Lei 9439; Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 20 dez. 1996.

FLEURI, Reinaldo Matias, (1997). Desafios à educação intercultural no Brasil. Educação, Sociedade e Culturas, nº 16.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. Coleção Educação e Comunicação. Vol. 1 (Tradução de Moacir Gadotti e Lílian, 2001).

HAYDT, Regina Cazaux. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. 6ª ed. São Paulo, Ática: 1997.

HOFFMANN, J. Avaliação: mito & desafio. Porto Alegre: Mediação, 1998.

HOFFMAM, J. Avaliação mito e desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação, 2003.

HOFFMANN, J. Avaliação mito & desafio, uma perspectiva construtivista. 16 ed. Porto Alegre: Educação e realidade, 1995.

HOFFMANN, J. Avaliação mediadora, uma prática em construção da pré-escola à universidade. 8 ed. Porto Alegre: Mediação, 2006.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação: Mito & Desafio. São Paulo: Mediação, 2008.

HOFFMANN, Jussara (2014). O Jogo do Contrário em Avaliação. Porto Alegre: Editora Mediação.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: A pedagogia crítico social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1985.

LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da Escola Pública. São Paulo: Loyola, 2001.

LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições, 14 ed. São Paulo: Cortez, 2002.

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens, entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SANT’ANNA. Ilza Martins. Por que avaliar?;como avaliar? critérios e instrumentos. Petrópolis: Vozes, 1998.

SIMONS, H. Avaliação e reforma das escolas. In: ESTRELA, A.; NÓVOA, A. (Org.). Avaliações em educação: novas perspectivas. Porto: Porto, 1993.

ZABALA, A. (1998). A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998, 224 p.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-285

Refbacks

  • There are currently no refbacks.