Retificac?a?o de registro civil de pessoas transexuais e travestis: pra?ticas transdisciplinares / Civil register rectification of transsexuals and transvestites: transdisciplinary practices

Authors

  • Rossana Bogorny Heinze Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Jaqueline Tittoni

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-278

Keywords:

Direitos Humanos, Disciplinas, Transdisciplinariedade, Transexualidade, Travestilidade.

Abstract

Neste estudo entenderemos a psicologia e o direito a partir do conceito de disciplina proposto por Michel Foucault. Estas duas disciplinas trabalham conjuntamente nos mais diferenciados a?mbitos buscando a promoc?a?o dos Direitos Humanos. Apresentamos aqui uma discussa?o a partir do projeto conhecido como “Direito a Identidade: viva seu nome”, que realizou a retificac?a?o de registro civil para transexuais e travestis. Ao nos depararmos com um campo onde as poli?ticas ainda na?o sa?o bem claras, como os Direitos Sexuais e de Ge?nero, somos pressionados para abrirmos nossas pra?ticas, para que possamos operar para ale?m da disciplina institui?da, em prol do acolhimento integral dos assistidos. Ao trabalhamos com o entendimento de que as questo?es de ge?nero podem ser pensadas a partir de construc?o?es sociais, tensionando os bino?mios masculino/feminino, normal/anormal, estamos tambe?m rompendo com o que esta? posto em alguns espac?os do conhecimento, que entendem a transexualidade e a travestilidade a partir de uma patologia. Para buscarmos a construc?a?o de pra?ticas e?ticas e reflexivas, nos vemos construindo espac?os de discussa?o e de transdisciplinariedade, que visam o acesso a direitos por grupos e coletivos que podem encontrar-se muitas vezes, tambe?m, a? margem das poli?ticas pu?blicas.

References

AMADOR, Fernanda. Transdisciplinarizar. In: FONSECA, T.M.G.; NASCIMENTO, M. L.; MARASCHIN, C. Pesquisar na diferenc?a: um abeceda?rio. Porto Alegre, Sulina, 2012, p 231-233.

BARROS, Regina Duarte Benevides de. PASSOS, Eduardo. A construc?a?o do plano da cli?nica e o conceito de transdisciplinaridade. In: MOURA?O, Janne C. Cli?nica e Poli?tica 2. Rio de Janeiro: Abaquar: Grupo Tortura Nunca Mais, 2009.

BRASIL. Ministe?rio Da Sau?de. Poli?tica Nacional de Sau?de Integral de Le?sbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Brasi?lia: Ministe?rio da Sau?de, 2010.

BUTLER, Judith. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do sexo. In: LOURO, Guacira. L. O corpo educado: pedagogias de sexualidade. Belo Horizonte: Aute?ntica, 2000, p.110-125.

CASTRO, Edgardo. Vocabula?rio de Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Belo Horizonte: Aute?ntica Editora, 2009.

DIAS, Lu?cia R.R. A assessoria juri?dica universita?ria em direitos de ge?nero como uma este?tica da amizade. Dissertac?a?o de mestrado – Programa de Po?s Graduac?a?o em Psicologia Social e Institucional, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2011.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Petro?polis: Vozes,1987.

________________. A ordem do discurso. Sa?o Paulo: Edic?o?es Loyola, 2012. LOURAU, Rene?.Objeto e me?todo da ana?lise institucional. In: ____. Analista

institucional em tempo integral. Sa?o Paulo: HUCITEC, 2004, p. 66-86.

LOURO, Guacira L. Ge?nero, sexualidade e educac?a?o:uma perspectiva po?s

estruturalista. 10 ed. Petro?polis, RJ: Vozes, 2008.

NUNES, Thiago C. Saju: breves apontamentos e suas tende?ncias. Disponi?vel em: http://www.ufrgs.br/saju/sobre-o-saju/historia. Acessado em 05 de novembro de 2012.

OLIVEIRA, Renata G. Assiste?ncia-assessoria juri?dica Universita?ria e direitos da mulher:(trans)formac?o?es possi?veis. Dissertac?a?o de mestrado – Programa de Po?s Graduac?a?o em Psicologia Social e Institucional, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2010.

SALIH, Sara. Judith Butler e a Teoria Queer. Belo Horizonte: aute?ntica editora, 2012.

SOLLA, Jose? .S.P. Acolhimento no sistema municipal de sau?de. IN: TEIXEIRA, J; SOLLA, J.J.S.P Modelo de atenc?a?o a sau?de:promoc?a?o, vigila?ncia e sau?de da fami?lia. Salvador: Edufba, 2006, p.209 -236.

Published

2021-03-12

How to Cite

Heinze, R. B., & Tittoni, J. (2021). Retificac?a?o de registro civil de pessoas transexuais e travestis: pra?ticas transdisciplinares / Civil register rectification of transsexuals and transvestites: transdisciplinary practices. Brazilian Journal of Development, 7(3), 24936–24949. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-278

Issue

Section

Original Papers