A influência do PIBID no desenvolvimento acadêmico e profissional dos bolsistas do curso de licenciatura em física de JI-Paraná / The influence of PIBID on the academic and professional development of the graduates of the licensing course in physics in Ji-Paraná

Authors

  • Vanuza Oliveira Louback Gonsaga
  • Camila de Sousa Oliveira
  • Marline de Sousa Oliveira
  • Doerte Chagas Cortês
  • Walter Trennepohl Júnior

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-266

Keywords:

Formação docente, Formação continuada, PIBID.

Abstract

O Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) é um projeto de grande importância para os alunos dos cursos de licenciatura, pois permite que estes comecem a praticar efetivamente a docência durante sua graduação, desenvolvendo simultaneamente metodologias pedagógicas alternativas visando a melhoria do ensino e, desta forma, capacitando ainda mais os bolsistas. Em função desta importância, o objetivo deste trabalho é analisar de que forma o subprojeto de Física da UNIR de Ji-Paraná influenciou os bolsistas tanto na sua vida acadêmica quanto na escolha das suas futuras carreiras profissionais. Para isto foi feito uma pesquisa com os vinte bolsistas que participaram do subprojeto entre março de 2014 e junho 2016, que consistiu da aplicação de um questionário e de entrevistas presenciais ou através da rede mundial de computadores. Em resultado observou-se que o PIBID exerce uma contribuição importante no desenvolvimento acadêmico dos bolsistas e na sua futura escolha profissional pela docência, tanto a nível de Ensino Médio quanto a nível de Ensino Superior.

References

CAPES – Ministério da Educação. PIBID - Programa Institucional de bolsas de Iniciação à Docência. Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid>. Acesso em: 05/06/16.

VIDOR, C. de B. O papel do pibid na formação de licenciandos de física: a perspectiva do futuro do professor. Revista da Graduação, v. 5, n. 2, 2012.

BATISTA, G. L. F.; MONTEIRO, F.; SANTOS, R. D.; SILVA, S. M.; LOPES, F. A. D. Influência do PIBID na formação da identidade docente dos bolsistas do IFRN Caicó. VII CONNEPI. Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação. Palmas, TO, 2012.

Published

2021-03-12

How to Cite

Gonsaga, V. O. L., Oliveira, C. de S., Oliveira, M. de S., Cortês, D. C., & Júnior, W. T. (2021). A influência do PIBID no desenvolvimento acadêmico e profissional dos bolsistas do curso de licenciatura em física de JI-Paraná / The influence of PIBID on the academic and professional development of the graduates of the licensing course in physics in Ji-Paraná. Brazilian Journal of Development, 7(3), 24751–24759. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-266

Issue

Section

Original Papers