Programas academia das cidades (PACID) e academias da saúde (PAS): ações de cuidados individuais e coletivos na atenção básica / City academy programs (PACID) and health academies (PAS): individual and collective care actions in primary care

Authors

  • Cezarino Manoel de Santana Neto Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Camila Teresa de Lima

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-249

Keywords:

.

Abstract

O presente estudo tem como objetivo principal analisar as ações realizadas no âmbito da promoção da qualidade de vida materializadas no Programa PAS/PACID, identificando as principais atuações profissionais no desenvolvimento do Programa, verificando o suporte estrutural e profissional necessários para o alcance dos objetivos do Programa e por fim, mapear a rede de serviços ofertados pelo PAS/PACID. A pesquisa trata-se de um estudo descritivo e exploratório realizado em 2019 no espaço que são desenvolvidas as atividades do Programa PAS/PACID na cidade de Vertente do Lério, Pernambuco, Brasil, por meio da observação participante no campo de pesquisa e entrevista semiestruturada, realizada com a equipe do Programa. As hipóteses de resultados para a pesquisa são as de que o desempenho da equipe profissional e a participação dos usuários do Programa PACID/PAS são devidamente satisfatórias no anseio pela qualidade de vida das pessoas, que com o apoio do NASF venham a desempenhar atividades em benefício da população de Vertente do Lério. Portanto, espera-se que o engajamento dos profissionais no planejamento e execução das estratégias proporcionem atividades de caráter positivo em detrimento do benefício das pessoas, acessível ao público local e assim, garantindo os direitos inerentes á saúde da família, de modo que a hipótese aqui sustentada confirme os resultados ou apresente uma nova perspectiva quando comparado a outros estudos.

References

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

BARDIN, L. (2009). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.

CZERESNIA, D. O conceito de saúde e a diferença entre prevenção e promoção. In: CZERESNIA, D; FREITAS, C. (org.) Promoção da saúde: conceitos, reflexões, tendências. Rio de Janeiro: Fiocruz.

FIGUEIRA, Rocha Tais; LOPES, Aline Cristine Souza; MODENA, Celina Maria Avaliação do Consumo de Frutas e Hortaliças entre Famílias de Usuários do Programa Academia da Saúde (PAS) Revista Brasileira em Promoção da Saúde, vol. 27, núm. 4, octubre-diciembre, 2014, pp. 518-526.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (organizadores). Métodos de Pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009

GUARDA, Flávio Renato Barros da. Caracterização das equipes do Programa Academia da Saúde e do seu processo de trabalho. Rev Bras Ativ Fís Saúde, p. 638-649. 2015.

LEAVELL, S.; CLARCK, E. G. Medicina preventiva. São Paulo: McGraw-Hill, 1976.

Published

2021-03-11

How to Cite

Neto, C. M. de S., & de Lima, C. T. (2021). Programas academia das cidades (PACID) e academias da saúde (PAS): ações de cuidados individuais e coletivos na atenção básica / City academy programs (PACID) and health academies (PAS): individual and collective care actions in primary care. Brazilian Journal of Development, 7(3), 24531–24537. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-249

Issue

Section

Original Papers