Análise dos efeitos da adição de alumina (al2o3), óxido de zinco (zno) e óxido de lantânio (la2o3) nas propriedades mecânicas da cerâmica de argila / Analysis of the effects of adding aluminium (al2o3), zinc oxide (zno) and lantanium oxide (la2o3) on the mechanical properties of argyl ceramics

Authors

  • Bruna Antonia Ferreira de Andrade
  • Zildo Maia de Vasconcelos
  • Alana Késsia Lopes Araújo
  • Fábio Henrique Silva Sales

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-221

Keywords:

Resistência à Ruptura, Indústria Eletroeletrônica, Dispositivos Eletrocerâmicos.

Abstract

Esta pesquisa teve por finalidade analisar os efeitos ocasionados nas propriedades mecânicas da cerâmica branca de argila de Itapecuru Mirim - MA, pela adição dos Óxidos Alumina (Al2O3), Zinco (ZnO) e Lantânio (La2O3) para utilização na indústria eletroeletrônica como dispositivos eletrocerâmicos. Nesta pesquisa, optou-se por utilizar os Óxidos mencionados devido as propriedades que apresentam, na qual a Alumina é caracterizada por oferecer bom desempenho em termos de resistências de uso; os Óxidos de Zinco e Lantânio podem melhorar propriedades elétricas e magnéticas, respectivamente, podendo tornar a amostra semicondutora. A pesquisa iniciou-se com a determinação dos traços, prosseguindo-se com a pesagem e mistura dos materiais no moinho de bolas, produzindo-se o grupo controle - formado pela cerâmica de argila - e diferentes grupos testes – formados pela cerâmica de argila e cada óxido; cerâmica de argila e todos os óxidos. Após este processo, realizou-se a compactação das amostras por meio de prensa hidráulica e 50% destas amostras passaram por um processo de queima em forno mufla a 1.000 Celsius. Realizou-se o ensaio de resistência à pressão de ruptura uniaxial. Com os resultados obtidos, notou-se que as amostras de argila pura após sinterizadas soltam mais pós, se comparadas com as amostras sinterizadas que apresentam Óxidos. Nas amostras não sinterizadas, pode-se notar que a união de todos os Óxidos com a argila favorece para um aumento da resistência à pressão de ruptura, no qual pode-se concluir que é possível melhorar propriedades mecânicas da cerâmica branca de argila com os Óxidos que foram aplicados. 

References

Associação Brasileira de Cerâmica, “Informações Técnicas – Matérias Primas Naturais”, São Paulo – SP.

Associação Brasileira de Cerâmica, “Informações Técnicas – Processos de Fabricação”, São Paulo – SP.

Associação Brasileira de Cerâmica, “Informações Técnicas – Definição e Classificação”, São Paulo – Sp.

Ferrato, F. et al." Uso de aluminas comerciais como catalisadores para a produção de etileno a partir da desidratação do etanol", Brazilizn Journaul of Development, Vol. 4, 10(2020).

Quirino, R. “Estudo do efeito da presença de alumina dopada com TiO2 e ZrO2 no craqueamento do óleo de soja”, Programa de Pós Graduação, Brasília, DF, 2006, pp. 1 – 67.

Melo, D. et al, “Síntese, caracterização e propriedades de sistemas contendo óxidos de lantânio, cério e níquelobtidos pelo método dos precursores poliméricos”, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, pp.245–248.

Mayrinck, C. et al, “Síntese, Propriedades e Aplicações de Óxido de Zinco Nanoestruturado”, Revista Virtual de Química, São João Del rei, MG, 2014, pp. 1185 – 1204.

Diniz, M. “Sinterização de matrizes cerâmicas à base de Alumina reforçadas por carbetos a partir de precursorespoliméricos”, Programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, Natal, Rio Grande do Norte, 2007, pp. 1-140.

Published

2021-03-10

How to Cite

Andrade, B. A. F. de, Vasconcelos, Z. M. de, Araújo, A. K. L., & Sales, F. H. S. (2021). Análise dos efeitos da adição de alumina (al2o3), óxido de zinco (zno) e óxido de lantânio (la2o3) nas propriedades mecânicas da cerâmica de argila / Analysis of the effects of adding aluminium (al2o3), zinc oxide (zno) and lantanium oxide (la2o3) on the mechanical properties of argyl ceramics. Brazilian Journal of Development, 7(3), 24122–24130. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-221

Issue

Section

Original Papers