Ludicidade no PIBID: uma análise sobre o uso de jogos como recurso didático para aprendizagem de matemática / Ludicity in PIBID: an analysis on the use of games as a teaching resource for learning mathematics

Authors

  • Jamile dos Santos Souza Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Joalisson Bahia Santana
  • Daniela Batista Santos

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-860

Keywords:

Jogos Matemáticos. Docência, PIBID, Ensino e aprendizagem.

Abstract

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), surge como um meio de inserir o licenciando em um ambiente escolar, para adquirir experiências enquanto discentes, que fortalecerão sua prática durante o curso e quando docentes. Afim de apresentar aos alunos uma matemática prazerosa, dinâmica e significativa, são desenvolvidas e utilizadas no PIBID, atividades e recursos didáticos diversificados e com potencial lúdico, com destaque para o uso de jogos. Nesse artigo, objetivamos refletir sobre as potencialidades de jogos para a aprendizagem de Matemática. Para tanto, analisamos dois jogos aplicados no PIBID no ano de 2017, a saber: Jogo da Memória com Números Ordinais e Jogo dos Cartões de Polinômios. Essas atividades buscaram desenvolver no aluno o interesse pela Matemática, bem como auxiliá-lo no processo de aprendizagem dos conceitos abordados, buscando trabalhá-los de forma dinâmica e prazerosa. Percebemos que os jogos apresentados trouxeram contribuições relevantes para a compreensão dos números ordinais e de polinômios, pois serviram como um meio de exercitar os conteúdos trabalhados em sala de forma lúdica. Destacamos também, que o jogo se revela como um recurso inovador e com potencial lúdico, com o qual pode-se romper com o ensino pragmático e mecânico da Matemática.

References

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura/ Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

FIORENTINI, Dário. Erros e acertos no ensino-aprendizagem da matemática: problematizando uma tradição cultural. In: Jornada Nacional de Educação Matemática e XIV Jornada Regional de Educação Matemática, 2006, Passo Fundo. Anais...Universidade de Passo Fundo, 2006.

LARA, Isabel Cristina Machado de. Jogando com a matemática de 5ª a 8ª série. São Paulo: Rêspel, 2003.

SANTANA, Joalisson Bahia; SANTOS, Daniela Batista. O uso de metodologia diversificada no ensino de Álgebra no 8º ano do Ensino Fundamental II. 2018. 86 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Universidade do Estado da Bahia, Alagoinhas, 2018.

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CÂNDIDO, Patrícia. Jogos de Matemática de 1º ao 5º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007. (Série Cadernos do Mathema - Ensino Fundamental).

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; MILANI, Estela. Jogos de matemática de 6° a 9° ano. Porto Alegre: Artmed, 2007. (Série Cadernos do Mathema-Ensino Fundamental).

Published

2021-03-09

How to Cite

Souza, J. dos S., Santana, J. B., & Santos, D. B. (2021). Ludicidade no PIBID: uma análise sobre o uso de jogos como recurso didático para aprendizagem de matemática / Ludicity in PIBID: an analysis on the use of games as a teaching resource for learning mathematics. Brazilian Journal of Development, 7(3), 23122–23133. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-860

Issue

Section

Original Papers