Análise da viabilidade de implantação de uma franquia fast-food no município de Santo Antônio da Pádua utilizando ferramentas de gestão estratégica / Analysis of the feasibility of implementing a fast-food franchise in the municipality of Santo Antônio da Pádua using strategic management tools

Bruno Rabbi, Fabiana Nunes Cabral Monteiro

Abstract


Este artigo foi elaborado utilizando-se de ferramentas administrativas tradicionais de planejamento estratégico para análise de viabilidade de implantação de uma franquia de fast-food na cidade de Santo Antônio de Pádua. A matriz SWOT foi elaborada para proporcionar a empresa a obtenção de vantagem estratégica através da análise do ambiente interno e externo, já o Balanced Scorecard, foi desenvolvido de modo a facilitar a visualização do efeito que as quatro perspectivas do BSC têm sobre o objetivo financeiro do negócio. Inicia-se este artigo com a revisão da literatura sobre as principais ferramentas de gestão estratégica, desenvolvendo-se em seguida um estudo de caso baseado em uma entrevista realizada com a gerente do negócio em Campos dos Goytacazes. O objetivo é auxiliar possíveis entrantes no mercado de franquias em cidades de pequeno e médio porte. O estudo revelou que existe viabilidade para implantação deste empreendimento na cidade de Santo Antônio de Pádua e que o sucesso do novo negócio dependerá da correta aplicação das ferramentas estratégicas aqui estudadas.


Keywords


Matriz SWOT; Planejamento estratégico; Gestão estratégica; Balanced Scorecard; Santo Antônio de Pádua

References


BASTOS, Marcelo. Análise SWOT (Matriz) - Conceito e aplicação. 2014. Disponível em: . Acesso em: 11 abr. 2017.

BEZERRA, Felipe. 2014. Disponível em: . Acesso em: 07 mai. 2017.

DINIZ, P. A. Metodologia científica. Belo Horizonte: FEAD, 2006. Apostila.

FISCHMANN, A. A.; ALMEIDA, M. I. R. Planejamento estratégico na prática. São Paulo: Atlas. 2011

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1991.

KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. A estratégia em ação – balanced scorecard. 21.ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

MARCONI, M. D. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

PAULA, Gilles. 2015. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2017.

PERADELLES, Marcella. 2016. Disponível em: . Acesso em: 06 mai. 2017.

PORTER, Michael. Estratégia Competitiva: Técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 2. ed. 7ª tiragem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

YIN, Roberto K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2ª Ed. Porto Alegre. Editora: Bookmam. 2001.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv4n5-259

Refbacks

  • There are currently no refbacks.