BOINC: a contribuição da computação distribuída nos avanços científicos / BOINC: the contribution of computing distributed in scientific advances

Bruna Caroline Requião, Marilei de Fátima Kovatli, Curt Geesdorf

Abstract


Este artigo apresenta uma pesquisa sobre avanços científicos possibilitados através da plataforma BOINC, na área da computação distribuída e sua facilidade em participar de um ou mais projetos envolvidos. O objetivo geral do estudo é descrever o BOINC, seus objetivos, contribuições, características e a diversidade de projetos disponíveis. Como objetivos específicos definiu-se: Pesquisar sobre como a plataforma surgiu e porque foi criada; Conhecer mais sobre o projeto precursor; Aprofundar-se sobre os projetos mais conhecidos; Executar a plataforma e obter conhecimento prático dos projetos; Analisar os resultados gerados a partir da execução. A metodologia deste estudo envolve uma pesquisa bibliográfica, partindo de ramos distintos da ciência, como astronomia, física e biologia.  A ferramenta de estudo girou em torno da utilização da plataforma em um computador pessoal, para validar a proposta de que a computação distribuída é, de fato, eficiente na busca de novas descobertas científicas utilizando somente processamento ocioso, eliminando, assim, a necessidade de supercomputadores em tais descobertas. O BOINC é um software para computação distribuída que permite a comunicação entre o sistema operacional e os aplicativos nele executados. Através desta pesquisa, foi possível conhecer e entender a computação distribuída, como o BOINC faz-se importante no avanço e nas descobertas científicas, a facilidade de tornar-se voluntário fornecendo apenas processamento ocioso de uma máquina pessoal, como este processamento contribui para grandes pesquisas sem a necessidade de investimento em supercomputadores por parte das instituições, fazendo com que projetos, antes impossíveis, tornem-se viáveis e grandes promissores.


Keywords


BOINC, computação, distribuída, processamento.

References


ANDERSON, David P. BOINC: A System for Public-Resource Computing and Storage. 2004.

BRANCO, K. R. L. J. C. Extensão da Ferramenta de Apoio à Programação Paralela (F.A.P.P) para Ambientes Paralelos Virtuais. São Carlos, p.152. Dissertação (Mestrado) apresentada ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação de São Carlos – Universidade de São Paulo, 1999.

DEITEL, Harvey M. & CHOFFNES, David R. Sistemas Operacionais. Terceira edição, Prentice Hall Brasil, 2005.

FERNANDES, Henrique. Alinhamento de estruturas e cálculo de RMSd no Chimera, 2015. Disponível em:. Acesso em 05 de Junho de 2018.

FLORES, Rodrigo L. M. BOINC + R: Executando rotinas de bioinformática

em grades oportunistas, 2010. Disponível em:https://bcc.ime.usp.br/tccs/2009/rodrigo-rec/monografia.pdf. Acesso em 10 de Abril de 2018.

IEEE Digital Library. BOINC: um sistema para computação e armazenamento de recursos públicos, 2005. Disponível em:https://ieeexplore.ieee.org/document/1382809/>. Acesso em 10 de Junho de 2018.

MACHADO, Francis B; MAIA, Luiz Paulo. Arquitetura de Sistemas Operacionais.

Quinta edição, LTC, 2013.

PAULSON, Tom. Gates Foundation awards $287 million for HIV vaccine research, 2006. Disponível em . Acesso em 15 de Abril de 2018.

PISKE, O. R. Computação em grid. 2009.

PREVEDELLO, Jeferson Librelotto; ANTONIOLI, Rafael. BOINC – Um Sistema para Computação Voluntária. 2006.

ROUSE, Margaret. BOINC (Berkeley Open Infrastructure for Network Computing), 2015. Disponível em:. Acesso em 23 de Junho de 2018.

SABBATINI, Renato. Jornal Correio Popular. Campinas, Brasil, 1997.

SAITO, Priscila T. M.; SABATINE, Ricador J.; NUNES, Fátima L. S.; BRANCO, Kalinka R. L. Jaquie Castelo. Uso da Computação Paralela Distribuída para Melhoria no Tempo de Processamento de Imagens Médicas, 2007. Disponível em:. Acesso em 25 de Maio de 2018.

SANTOS, Mirelle dos. Análise da mortalidade por aids através dos sistemas de informações, 2020. Disponível em: . Acesso em 24 de novembro de 2020.

SIQUEIRA, Ethevaldo. Um quatrilhão de cálculos por segundo. Jornal Estadão, 2010.

TANENBAUM, Andrew S. Sistemas Distribuídos. Princípios e Paradigmas. Segunda edição, Pearson, 2008.

TANENBAUM, Andrew S. Sistemas Operacionais Modernos. Terceira edição, Pearson, 2010.

TORRES, Gabriel. Redes de Computadores. Segunda edição, Novaterra, 2014.

ZIMMER, Carl. Scientists Are Designing Artisanal Proteins for Your Body, 2017. Disponível em:. Acesso em 3 de Abril de 2018.

University of California. BOINC Intro. Disponível em:. Acesso em 20 de Abril de 2018.

University of California. Choosing BOINC Projects. Disponível em:. Acesso em 20 de Abril de 2018.

University of California. TracGuide. Disponível em:. Acesso em 28 de Abril de 2018.

University of California. Why use BOINC?. Disponível em:. Acesso em 30 de Abril de 2018




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-083

Refbacks

  • There are currently no refbacks.