Avaliação da flexibilidade de nadadores em idade escolar / Evaluation of flexibility in school-age swimmers

Isis Maria Medeiros Silva, Marcella Islena Silva e Miranda, Sabrina Estefany de Souza Souto, Thallys Mendonça da Costa, Wesley Arruda das Chagas, Joao Carlos Lopes Bezerra, Moisés Costa do Couto

Abstract


A flexibilidade é a capacidade do indivíduo de realizar alongamentos nos tecidos sem danos ou lesões a essas estruturas. E esta capacidade desempenha um papel importante neste esporte, permitindo uma aplicação de força propulsiva durante um maior período de tempo. (PAVEL, ARAÚJO, 1983). Diante disso, o objetivo do estudo foi avaliar a flexibilidade de atletas de natação entre 9 e 14 anos do Colégio Diocesano Santa Luzia. Com o auxílio do equipamento de medida: Banco de Wells, foram avaliados 13 nadadores, 6 meninos e 7 meninas com média de idade de 12,2 ± 1,30; peso médio 55 ± 12,32; altura média de 1,50 ± 0,12 e IMC médio de 24,09 ± 4,61.  Como resultado foi obtido à média de 30,46 ± 6,92 centímetros, o que é considerado uma “boa” flexibilidade. Com o fim das avaliações, foi constatada uma maior facilidade na prática de exercícios que trabalham a flexibilidade dos alunos, ajudando os mesmos a obter maior desempenho, sendo importante a realização de exercícios que envolvam a manutenção de flexibilidade destes atletas.


Keywords


Flexibilidade, Natação, Fisioterapia.

References


ARAÚJO, C.G.S. Body flexibility profile and clustering among male and female elite athletes. Medicine and Science in Sports and Exercise, v.31, p.S.115, 1999.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-077

Refbacks

  • There are currently no refbacks.