Consumo com responsabilidade / Responsibility consumption

Tânia Aretuza A. Gebara, Marilza Dutra das Mercês

Abstract


O presente artigo trata do Projeto de Ensino “Consumo com Responsabilidade” realizado no Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG com a participação de duas turmas de terceiro ano pertencentes ao 1° Ciclo de Formação Humana, compreendendo a participação de cinquenta e duas crianças. O projeto focalizou o consumo com responsabilidade enquanto uma oportunidade de introduzir debates sobre o consumo consciente desde a infância como forma de contribuir com uma sociedade melhor. Além disso, buscou, nessa faixa etária escolar, consolidar determinadas habilidades referentes à Alfabetização Matemática, como por exemplo, focalizar o sistema Monetário, reconhecer cédulas e moedas que circulam no Brasil e no mundo; possíveis trocas entre cédulas e moedas em função de seus valores; resolver operações, problemas envolvendo compra, venda e troco. Cabe ainda destacar que o projeto foi estruturado de maneira interdisciplinar, além da matemática abordou os campos das ciências, história, geografia e arte. As aulas foram recheadas de brincadeiras, cantigas, jogos, construções de materiais concretos, vídeos e outras estratégias que viabilizaram o contato prazeroso com os diversos campos de conhecimento que permeiam a temática estudada. Equacionar a necessidade de consumo e a manutenção do meio ambiente tem sido um grande desafio para homens e mulheres no contexto moderno, sendo necessário abordar o tema desde a mais tenra idade.

 


Keywords


Anos iniciais do Ensino Fundamental, Consumo responsável, Interdisciplinaridade.

References


BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.

CUNHA, Antônio G. da (Coord). Dicionário etimológico Nova Fronteira da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

DELORS, Jacques (Coord.). Os quatro pilares da educação. In: Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortezo. 2010. p. 89-102.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-051

Refbacks

  • There are currently no refbacks.