Imunização ante vacinação / Immunization before vaccination

Fabiano de Abreu Rodrigues

Abstract


Propõe-se o seguinte artigo demonstrar de que forma os testes serológicos podem ser aliados na realização dos processos da vacinação contra a covid-19. Em período de escassez de doses da vacina, não sendo suficientes até para os grupos prioritários, os testes serológicos podem funcionar como um pré teste, procurando traços de imunidade no indivíduo e, dessa forma recoloca-lo na cadeia de vacinação. Assim, a imunidade de grupo é atingida mais rapidamente, numa melhor gestão de recursos. Outro ponto a referir é a relação entre os testes serológicos e o nível de ansiedade experienciada pelos indivíduos que esperam  pela imunização. Um indivíduo com consciência de que já teve contacto com o vírus da covid-19 e, consequentemente, possui proteção por determinado período de tempo. Esse factor contribui para baixar ou não os níveis de ansiedade já que, como sabido o sistema imunológico tem forte caráter emocional.

 


Keywords


imunológia; teste serológico; vacinação; ansiedade

References


BRASIL ,Soros e vacinas Butantan. Disponível em: https://publicacoeseducativas.butantan.gov.br/web/soros-vacinas/pages/pdf/soros_vacinas.pdf. ACESSO EM: 22/01/2021.

LEMOS, Marcela (2020). Sistema imunológico: o que é e como funciona. Disponível em:._ Acesso em: 23/01/2021.

MORALES, Juliana (2018). Coronavírus: como funcionam os testes para aprovar uma nova vacina. Disponível em: https://www.biologianet.com/saude-bem-estar/vacinas.htm. Acesso em: 23/01/2021.

PEREIRA, Pablo (2020). Coronavirus tem potencial para invadir o sistema nervoso central. Disponível em:_Acesso em: 22/02/2020.

VISMARI; Luciana, ALVES, GJ; NETO. JP (2014). Depressão, antidepressivos e sistema imune: um novo olhar sobre um velho problema. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rpc/v35n5/a04v35n5.pdf. Acesso em: 23/01/2021.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-047

Refbacks

  • There are currently no refbacks.