Financiamento da pesquisa no Brasil ao longo de dez anos / Financing research in Brazil over ten years

Pedro Fonseca de Vasconcelos, Mauro Fernandes Teles, Jamille Amorim Carvalho Paiva, Alba Benemérita Alves Vilela, Sérgio Donha Yarid

Abstract


Esta pesquisa de natureza exploratória e documental abrangeu o tema órgãos de fomento e financiamento da pesquisa no Brasil. Dessa forma, objetivou-se investigar as publicações em teses de doutorado e/ou dissertações de mestrado relacionado à temática destacada, priorizando-se o fator temporal, com publicações encontradas do período 2009-2019. Com isso, procedeu-se a pesquisa exploratória e documental junto à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), utilizando na primeira busca o descritor “Financiamento pesquisa” e na segunda busca o descritor “Fomento à pesquisa” e a análise dos dados, fundamentado na Técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. As publicações que contribuíram para a discussão foram: Mélo6; Kato7; Sousa5; Souza11; Mazon13; Machado8; Figueiredo12; Júnior9; Silveira10; Leão14. Foi evidenciado o CNPq e a CAPES como as primordiais fontes de financiamento no Brasil e, por vezes, a ausência de articulação das mesmas na alocação dos recursos e incentivo a pesquisa e produtividade acadêmica.


Keywords


Financiamento, órgãos de fomento, pesquisa científica.

References


Francisco NA, Zucatto LC. Estado da arte das produções referente ao financiamento e fomento da pesquisa científica no Brasil: uma análise a partir do ciclo de políticas públicas. Práticas de Administração Pública 2018; 2(1):41-62.

Lopes RE, Malfitano APS, Oliver FC, Sfair SC, Medeiros TJ. Pesquisa em terapia ocupacional: apontamentos acerca dos caminhos acadêmicos no cenário nacional. Rev. Ter. Ocup. Univ. São Paulo 2010; 21(3):207-214.

Trivinõs ANS. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2008.

Bardin L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

Sousa AP. Crescimento Econômico no Brasil: O Impacto das Restrições ao Financiamento de Pesquisa. Dissertação (Departamento de Economia da Universidade de Brasília), Universidade de Brasília, UNB, Brasília, 2013.

Mélo JR de. Projetos De Pesquisa Financiados: Fatores Determinantes Na Gestão De Recursos. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação) - Universidade Estadual de Londrina. Centro de Educação, Comunicação e Artes. Londrina, 2011.

Kato FBG. A nova política de financiamento de pesquisas: reforma no estado e no novo papel do CNPq. 2013. 180 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.

Machado MMM. Gerenciamento de projetos de pesquisa financiados com recursos públicos: concepções docentes. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2016.

Junior VS. Financiamento à pesquisa: a vantagem competitiva analisada sob a ótica da visão baseada em recursos. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Administração), Universidade Regional de Blumenau. 2017.

Silveira CO. A gestão da pesquisa em modelos de financiamentos em uma instituição pública de saúde. Dissertação (Programa de pós-graduação em pesquisa clínica), Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Porto Alegre, 2018.

Souza MBCP. de. A difusão científica em agências governamentais de fomento à pesquisa: contribuição para uma estratégia de gestão da difusão para o CNPq. 2013. 161 f., il. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Sustentável) - Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

Figeuiredo HDG de. As concepções a respeito dos modelos CAPES-CNPq-LATTES: o caso da UFPB. (Dissertação de Mestrado). 87f. Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016.

Mazon TI. Fomento público à inovação tecnológica. Dissertação (Mestrado em Direito) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

Leão AC de AS. Barreiras na gestão de programas de fomento à pesquisa em uma instituição de saúde pública. Dissertação (Mestrado profissional em administração pública), Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Rio de janeiro, 2018.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-032

Refbacks

  • There are currently no refbacks.