Jogos matemáticos como instrumento de auxílio na aprendizagem das quatro operações / Mathematical games as an aid tool in the learning of the four operations

Jéssica dos Santos Sampaio, José Cirqueira Martins Junior, Anderson Ribeiro de Souza

Abstract


Esse artigo pesquisou os tipos de registros de representação em atividades lúdicas no processo de aprendizagem das quatro operações. O objetivo foi encontrar os tipos de registros produzidos em atividades lúdicas na aprendizagem das quatro operações. Foi utilizada a pesquisa qualitativa de caráter descritivo com a participação de 18 alunos do quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal, foram usados os registros da atividade e respostas do questionário durante 4 aulas. Os alunos apresentaram dificuldades nas quatro operações quando realizada uma atividade de sondagem. Assim, foram organizadas e desenvolvidas atividades com materiais lúdicos para verificar melhorias na aprendizagem desses conteúdos. O estudo aponta que os principais registros produzidos nas atividades que ajudaram na compreensão dos conteúdos com as quatro operações foram os registros algébricos e visuais, criando oportunidades para utilizar outros materiais lúdicos que façam conexões entre os registros produzidos e as aprendizagens dos alunos.


Keywords


Jogos matemáticos, aprendizagem, quatro operações.

References


BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 3. versão. Brasília: MEC, 2017.

DUVAL, Raymond. Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em Matemática. MACHADO, S. D. A. (Org.) Aprendizagem em Matemática: registros de representação semiótica. 8. ed. Campinas: Papírus, 2011, p. 11-33.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

FRIEDMANN, Adriana. Brincar na Educação Infantil: observação, adequação e inclusão. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2012.

GRANDO, Regina Célia. O Conhecimento Matemático e o Uso de Jogos na Sala de Aula. 2000. 239 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

PINHEIRO, Elizabethe Gomes. Adedanha Matemática: uma diversão em sala de aula. Encontro Nacional de Educação Matemática, XI, Anais... Curitiba: SBEM, p. 1-5, jul. 2013. Seção Artigos. Disponível em: . Acesso: 5 de fevereiro 2021.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-019

Refbacks

  • There are currently no refbacks.