Oficina de trilhas ecológicas interpretativas - uma proposta escolar de educação ambiental inclusiva / Interpretative ecological trails workshop - a school proposal for inclusive environmental education

Janaina Carla Cunha de Lima, Sissi Maria de Freitas, Regina Célia Pereira Marques, Sidney Ribeiro Palmeira

Abstract


O trabalho realizado sobre trilhas ecológicas interpretativas apresenta-se como uma estratégia de educação ambiental onde através de uma oficina promovida no ambiente escolar, onde o discente se reconhece como sujeito das relações com meio ambiente natural e com os outros seres humanos através das aulas de campo de exploração de trilhas ecológicas interpretadas. A inclusão destes jovens em atividades informais que contribuam para uma melhor percepção dos componentes da natureza e estimulam a interpretação do meio e favorecem uma mudança de atitude, já que o aluno auto reconhece a importância da ação do homem para a sustentabilidade do meio ambiente natural, mostrando desta forma aos indivíduos e a comunidade a importância da formação de uma rede de responsabilidades que proporcionem a manutenção do meio ambiente saudável e equilibrado para a sociedade.

 

 


Keywords


Ecologia, Inclusão, Trilhas ecológicas, Educação ambiental.

References


Brasil. Ministério do Meio Ambiente. Consultoria Jurídica. Legislação Ambiental Básica / Ministério do Meio Ambiente. Consultoria Jurídica. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, UNESCO, 2008. 350 p.

EDUCERE – XII congresso Nacional de Educação. Trilhas Interpretativas Como Atividade para Promover a Educação Ambiental. Diego Armando Lopes Colman 1 - UEL Paula da Costa Van Dal - UEL Francisco Brenzam Filho – UEL. Pucpr de 26 a 29/10/ 2015.

GUIMARÃES, S, T, l. Trilhas Interpretativas e Vivência na Natureza Aspectos

relacionados a Percepção e Interpretação da Paisagem. Disponível em Acesso em30 de julho de 2018.

Fundo Financeiro para Biodiversidade – FUNBIO. Disponível em: https://www.funbio.org.br Acesso em 01 de Agosto de 2018.

Instituto EcoBrasil. Disponível em: http://www.ecobrasil.org.br/home Acesso em 01 de Agosto de 2018.

Parque das Dunas. Disponível em: http://www.parquedasdunas.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=6553&ACT=&PAGE=0&PARM=&LBL=> Acesso em: 02 de Agosto de 2018.

Portal de Meio ambiente da UFRN. Disponível em: Acesso em 02 de Agosto de 2018.

Projeto Tamar. Disponível em: Acesso em 02 agosto de 2018.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-018

Refbacks

  • There are currently no refbacks.