As contribuições do atendimento educacional especializado para alunos com deficiência nas narrativas de uma professora / The contributions of specialized educational assistance to students with disabilities in the narratives of a teacher

Magnólia Maria Oliveira Costa, Rosely de Sousa Fernandes, Marcos Randal Oliveira de Freitas

Abstract


A Educação Especial no Brasil, ao longo dos tempos, passou por várias modificações, de acordo com o contexto social, a sociedade também se transforma. As políticas públicas para a inclusão de pessoas com deficiência se processam lentamente. O presente artigo tem como problemática compreender a partir das narrativas de uma professora da uma Sala de Recursos Multifuncionais SRM, de uma escola da rede Municipal de Ensino da cidade de Mossoró/RN, as contribuições do Atendimento Educacional Especializados alunos com deficiência. Nosso objetivo principal é compreender de que forma as SRM, contribuem para o desenvolvimento dos alunos com deficiências. Na metodologia trabalhamos com o histórico da Educação Especial, Políticas Públicas Nacionais para a Educação Especial no Atendimento Educacional Especializado e as narrativas de uma professora que leciona no RSM. Utilizamos o método (auto) biográfico para dar ênfase ao nosso objetivo onde foi realizada uma entrevista (auto) biográfica com uma professora que leciona no RSM. Resultados: A partir da interpretação da entrevista, analisamos os resultados obtidos e foi possível compreender que os alunos com deficiência que frequentam as salas de recursos multifuncionais desenvolvem suas aprendizagens, aumenta a autoestima, e alargam seus potenciais se tornando autônomos no processo diário à medida que acontece os atendimentos individuais e coletivos. A guisa de conclusões, o artigo discute a importância do papel do professor do AEE a medida em que acontece os atendimentos. Esperamos que este possa servir de incentivo e como fonte de informações para outros que desejam adentrar nesta temática.


Keywords


Educação especial, sala de recurso multifuncional, atendimento educacional especializado, alunos com deficiências.

References


BRASIL. Inclusão: revista da educação especial. v.5, n. 1 (jan/jul). Brasília: Secretaria de Educação Especial, 2010.

_____.Inclusão: revista da educação especial. v.5, n. 2 (jul/dez). Brasília: Secretaria de Educação Especial, 2010.

BRASIL. Decreto nº 7611/2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7611.htm. Acesso em 16 março. 2012.

MANTOAN, Maria Tereza Egler. Caminhos Pedagógicos da Inclusão. São Paulo: Memnon, 2001.

______. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2006.

MARTINS, Lúcia de Araújo Ramos. Fundamentos em educação inclusiva. Natal: UFRN, 2011.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-010

Refbacks

  • There are currently no refbacks.