Determinação da carga de colapso plástico em treliças planas / Determination of the plastic collapse load on flat trusses

Cezar Alejandro Hettwer Couto

Abstract


O escoamento ou plastificação do material que compõe um elemento estrutural é um comportamento indesejável que pode ser considerado uma falha. O projeto de estruturas geralmente é realizado com base em resultados de uma análise linear elástica, o que não possibilita determinar a real capacidade de carregamento das estruturas hiperestáticas, pois não é considerada a sucessiva plastificação de elementos até a estrutura ser transformada em mecanismo hipostático. Para determinação do carregamento que produz o colapso plástico e assim conhecer a reserva de resistência de uma estrutura hiperestática é necessário realizar uma análise que considere o comportamento não-linear do material. O objetivo deste trabalho é desenvolver um programa de computador que faça uma análise elastoplástica para determinar a carga limite elástica e a carga de colapso em treliças planas.


Keywords


elastoplástica, treliças, elementos finitos.

References


GERE, James; GOODNO, Barry. Mechanic of materials. 7. ed. rev. [S. l.]: Cengage Learning, 2015.

TAO, Liu; ZICHEN, Deng. Design optimization for truss structures under elasto-plastic loading condition. AMSS press, Wuhan, China, ano 2006, v. 19, n. 3, 16 nov. 2005.

ELOY, Luiz. Método dos elementos finitos em análise de estruturas. 3. ed. atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

PHILPOT, Timothy. Mecânica dos materiais. 2. ed. atual. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

POPOV, Egor. Engineering Mechanics of Solids. 2. ed. atual. New Jersey: Pearson Education, 1998.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-004

Refbacks

  • There are currently no refbacks.